domingo, 21 de novembro de 2010

Seriado UPE


31. Identifique os tipos de cromossomos representados nas figuras I, II, III e IV e assinale a alternativa CORRETA.
Letra A - I - submetacêntrico II - telocêntrico III - acrocêntrico IV - metacêntrico.
32. Estrias - inestéticas cicatrizes dérmicas
As estrias são cicatrizes cutâneas da pele, relacionadas com pequenas fraturas causadas à derme, por fenômenos de distensão. Segundo o dr. Miguel Trincheiras, dermatologista, a distensão dos tecidos é comum na adolescência, quando há aumentos bruscos de massa gorda ou massas musculares (engordar//emagrecer, musculação) e por ocasião da gravidez. O aparecimento das estrias ocorre na região glútea (nádegas) e nas ancas, já que são zonas de grande concentração de tecido adiposo.
A hidratação cutânea condiciona a elasticidade da pele e a sua capacidade de sofrer distensões sem haver ruptura dos tecidos. Os derivados da vitamina A têm a capacidade de estimular as células da derme na produção fibras elásticas, colágeno e todas as substâncias fundamentais para a retenção de moléculas de água no seu seio.
Adaptado de: Medicina & Saúde® Publicada por Isabel Perregil.
Algumas palavras destacadas do texto foram comentadas, explicadas e/ou justificadas nas alternativas abaixo. Identifique a CORRETA.
A) O tecido adiposo é formado por adipócitos, células derivadas dos lipoblastos, que se especializaram em armazenar ácidos graxos, que provêm, essencialmente, da alimentação.
Falso: acido graxo e glicerol = triglicerídeos (gordura).
B) A pele é formada por um epitélio simples, pavimentoso, de origem endodérmica, cuja função é a de conferir proteção mecânica e de proteção contra a perda de água.
Falso: epitélio estratificado./ origem ectodérmica.
C) As fibras elásticas são formadas pela proteína colágeno; são fibras resistentes à tração, sendo mais abundantes na pele de pessoas idosas.
Falso: proteína elastina/ menos abundantes em idosos.
D) O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano é sintetizada pelos plasmócitos, células
frequentemente encontradas no tecido conjuntivo frouxo.
Falso: Plasmocito tem a função de produzir anticorpos. / encontradas no tecido conjuntivo denso.
E) A derme é um tecido conjuntivo, que garante suporte e nutrição às células da epiderme; é rica em terminações nervosas, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e sebáceas, fibras elásticas, colágenas e reticulares, que conferem a pele sua resistência e elasticidade típicas.
Verdadeiro
33. O objetivo da ciência é o de fornecer explicações para os fenômenos da natureza. Assim as explicações são formuladas e testadas rigorosamente. Analise as figuras que ilustram um procedimento científico.

I. Hipótese II. Experimento III. Conclusão IV. Fato V. Dedução

Letra A IV – I – V – II – III.

34. Durante o ciclo celular, existem momentos chamados de pontos de checagem, em que mecanismos celulares avaliam as condições da célula antes de prosseguirem para outra fase.
Sobre esses momentos, assinale a alternativa CORRETA.
A) No ponto 1 - a célula verifica se o tamanho que atingiu está adequado; o crescimento celular depende de nutrientes e de outros fatores do meio extracelular.
Falso – isso ocorre na etapa G1
B) No ponto 2 – a célula verifica se o meio externo é adequado à proliferação celular; caso contrário, a célula não prossegue no ciclo celular.
Falso – isso ocorre em G1.
C) No ponto 3 - a célula verifica se o DNA foi danificado; agentes mutagênicos, como a radiação, podem provocar alterações nas sequências de bases; caso isso ocorra, a célula não entra em S.
Falso – isso ocorre em G2
D) No ponto 4 – tem início a duplicação do centrossomo e dos centríolos.
Verdadeiro.
E) No ponto 5 – corresponde ao principal ponto de checagem do ciclo celular onde a célula avalia se o DNA foi replicado corretamente.
Falso: período de síntese.

35. Como surgiu a vida? Essa pergunta sempre inquietou os seres humanos e, para ela, há algumas respostas. As figuras ilustram algumas dessas ideias.Observe -as.
Letra C - A. II. 3/ B.I.2/C.III.1

36. Em Cunha, produtores ensinam receitas com shiitake (a pronúncia é chiitaque), cogumelo supernutritivo que pode substituir a carne. O shiitake, um dos cogumelos mais importantes do mercado, é um fungo que se "alimenta" de celulose e lignina, contidas na madeira. Segundo a engenheira agrícola e ambiental, Suzana Lopes de Araújo, o cogumelo shiitake é um alimento funcional rico em proteína. Seria, de acordo com Suzana, mais nutritivo que o trigo e o arroz. Rico em vitaminas, em aminoácidos essenciais para a saúde humana, carboidratos e fibras bem como minerais, ferro, fósforo, cálcio e potássio, o shiitake tem poucas calorias. É bom para o sistema imunológico, melhora os níveis de colesterol, ajuda em tratamentos de asma, úlcera e no controle da pressão arterial.
Fonte: Rita Grimm, de Cunha, especial para o iG São Paulo 28/08/2010

A celulose é um polissacarídeo estrutural, que participa da constituição da parede celular de plantas.
Verdadeiro
O arroz consiste em excelente fonte de vitamina B12 ou biotina, que atua na respiração celular e na produção de glóbulos vermelhos. Sua deficiência pode causar anemia e lesões na pele.
Falso: vitamina B12 é encontrada em Produtos de origem animal, fígado, rim, carne magra, leite, ovos, queijo e leveduras. Sua deficiência causa Anemia perniciosa, anemia megaloblástica e distúrbios gastrointestinais.
O cálcio e o fósforo são micronutrientes imp ortantes na formação e manutenção dos ossos e dentes; ambos são encontrados em leite e derivados.
Falso: são macronutrientes
O potássio é uma importante vitamina lipossolúvel que participa do processo de contração muscular; sua carência pode provocar formigamentos e cãimbras.
Falso: Potássio é um macronutriente. O baixo nível de potássio permite que o organismo abrigue ácidos em excesso.
O colesterol é um esteroide, produzido principalmente no fígado ou obtido em alimentos de origem animal. As células o utilizam como matéria-prima para a produção das membranas celulares e dos hormônios esteroides, como estrógeno e testosterona.
Verdadeiro


Nenhum comentário: