terça-feira, 16 de novembro de 2010

Prova comentada (saúde) UPE 2011

05. O manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes marinho e terrestre. É considerado no Brasil como de preservação permanente, inserido em diversos dispositivos constitucionais. Estende -se ao longo do litoral brasileiro, existindo, em Pernambuco, uma área de cerca de 270km2. O mangue urbano de nossa cidade – Parque dos Manguezais e manguezal do entorno de Suape têm sido temas de debates veiculados pela imprensa em relação ao valor ambiental, desenvolvimento sustentável e ameaças de desmatamento e destruição de ambientes naturais. Sobre as características dos manguezais, analise as afirmativas e conclua.

0. Baixa disponibilidade de nutrientes e matéria orgânica faz do mangue uma região de produtividade baixa, com vegetação composta por poucas espécies, limitada por fatores edáficos.
Falso
Manguezal possui muitos nutrientes e matérias orgânicas, consequentimente é uma região de produtividade alta.
1. As plantas do manguezal apresentam elevado potencial osmótico em suas células. Éuma adaptação fisiológica do vegetal para, por osmose, retirar água do solo salgado.
Verdadeiro
2. Rhizophora mangle e Avicennia tomentosa são espécies vegetais características do manguezal. A avicênia possui pneumatóforos ou raízes respiratórias, uma adaptação ao solo encharcado, pobre em oxigênio.
Verdadeiro
3. Sobre a vegetação arbórea, é possível encontrar bromélias e orquídeas epífitas. No solo alagado, as garças alimentam-se de peixes e pequenos vertebrados, que caçam usando seus bicos. A orquídea é uma planta parasita, e a garça, uma ave predadora.
Falso
O epífito utiliza seu hospedeiro apenas como suporte para alcançar seu ambiente ideal nos estratos da floresta.
4. No solo lodoso, constantemente alagado e pouco aerado, vivem bactérias anaeróbicas produtoras de gases, que conferem a esse bioma um cheiro característico.
Verdadeiro

06. A diversidade biológica e genética e a seleção natural são fundamentais para que haja evolução. É por meio da evolução que surgem novas espécies. Em relação às palavras e expressões sublinhadas, analise as afirmativas e conclua.
0. Diversidade biológica: também denominada biodiversidade. As fontes primárias da variabilidade dos seres vivos são as mutações gênicas que podem ocorrer espontaneamente e ao acaso.
Verdadeiro
1. Seleção natural: age sobre o genótipo do indivíduo, independentemente de seu fenótipo. Na seleção do tipo estabilizadora, são favorecidos os genótipos extremos, com consequente diminuição dos tipos intermediários.
Falso
A seleção não age independente do fenótipo. A seleção estabilizadora favorece os fenótipos intermediários (médios) e não os extremos (pequeno ou grande).

2. Evolução: a evolução tende a aumentar a capacidade dos seres vivos em relação à sobrevivência ao meio em que vivem. A capacidade de adaptação corresponde ao modo harmônico de relação do organismo com o ambiente.
Verdadeiro
3. Novas espécies : são formadas por processo denominado especiação. A anagênese é um processo da especiação em que um caráter hereditário surge ou se altera em uma população ao longo do tempo. Essas alterações que modificam as características de uma espécie são pequenas e graduais.
Verdadeiro
4. Genética: ciência estudada por Gregor Mendel, que propôs também o estudo da Genética de Populações, ligando essa ciência à evolução das espécies.
Falso
Genética de populações tem como principais fundadores foram Sewall Wright, Sir Ronald Fisher e J. B. S. Haldane, e não Gregor Mendel.


07. A era da biotecnologia, tal qual a revolução industrial, a revolução verde e a era da informação, promete grandes vantagens e benefícios à humanidade. Também tem gerado polêmicas e questionamentos acerca dos impactos que possam vir a causar ao homem e aos ecossistemas naturais. Com relação às características das técnicas utilizadas, ao papel desempenhado e aos processos que envolvem a biotecnologia, analise as afirmativas e conclua.

0. A terapia gênica e a clonagem são técnicas desenvolvidas pela engenharia genética. Na terapia gênica, genes alterados, cujas deficiências originam diversas doenças humanas,são substituídos por genes normais.
Verdadeiro
1. Com a utilização de células-tronco, temos a possibilidade da cura de várias doenças humanas. Sua maior aplicação é na prevenção da eritroblastose fetal.
Falso
Eritroblastose ou doença hemofílica do recém nascido é uma doença causada por incompatibilidade do Rh.
2. O teste de paternidade é uma metodologia da biotecnologia segura, incluindo a análise do DNA ou o exame bioquímico de identificação dos grupos sanguíneos. Através de qualquer dos métodos, é possível provar que um homem é, de fato, pai de uma criança.
Falso
Exame bioquímico de identificação de grupo sanguíneo não prova paternidade.
3.Organismos transgênicos contêm genes de outras espécies, inseridos através de técnicas de Engenharia Genética. As mulas, híbridos resultantes do cruzamento entre o jumento Equuos asinos e a égua Equuos caballus, são exemplos de transgênicos.
Falso
A mula é um indivíduo híbrido, resultante do cruzamento de raças diferentes.
4. DNA fingerprint corresponde à “impressão digital” genética de um indivíduo. Cada ser humano possui uma composição genômica exclusiva.
Verdadeiro


08. “Os limites da sujeira na Terra: análise feita por cientistas de 13 universidades calcula quanta poluição, destruição e exploração o planeta aguenta”. Superinteressante, maio 2010. Sobre a ação do homem em relação aos poluentes em termos de níveis atuais, ao limite de segurança e às possíveis catástrofes e destruições do meio ambiente, analise as afirmativas e conclua.
0. A camada de gás ozônio é excelente filtro de radiação ultravioleta. No ser humano, esta radiação pode causar na pele mutação e câncer e este ser transmitido geneticamente à descendência. A destruição da camada de ozônio se deve ao CFC utilizado em aerossóis e em gases de refrigeração.
Falsa
O que nós herdamos é o tipo de pele. Então as pessoas com pele muito clara, com vários sinais, elas têm mais tendência a desenvolver câncer de pele e esse tipo de pele é geneticamente passado de pai para filho.
1. O despejo de esgoto sanitário em rios é responsável pela sua eutrofização. É também uma das causas da expansão de doenças parasitárias, como a leishmaniose. A análise da qualidade da água é feita pela quantidade de coliformes fecais (bactérias) nela presentes.
Falsa
Leishmaniose é uma doença provocada por um protozoário do gênero Leishmania e é transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, também conhecido como birigui ou mosquito palha.
2.No lixo acumulado e em água estagnada, proliferam vetores de diversas doenças humanas. O chorume dos lixões infiltra no solo e contamina lençóis freáticos. A cólera é uma doença que pode ser adquirida por ingestão de água contaminada.
Verdadeiro
3. Entre os gases de efeito estufa, temos o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o vapor d’água. A queima de combustível fóssil e a decomposição da matéria orgânica dos lixões aumentam a liberação de CO2 e CH4, respectivamente.
Verdadeiro
4. A poluição da água e a do solo por substâncias não biodegradáveis, como metais pesados e organoclorados (DDT), afetam os ecossistemas. Essas substâncias se depositam nos tecidos orgânicos, ao longo da cadeia alimentar, havendo um acúmulo crescente nestes.
Verdadeiro

Nenhum comentário: