terça-feira, 16 de novembro de 2010

Prova comentada UPE 2011 (caderno 2)


31. “Casamentos entre parentes próximos, como primos, aumentam as chances de as uniões ciganas gerarem crianças com problemas genéticos, a exemplo da surdez. – O preço de manter a tradição” Jornal do Commercio, Recife, maio de 2010.
Sob esse título, o jornal apresenta uma matéria sobre as formas com que grupos ciganos, que vivem no interior nordestino, preservam sua identidade e se mantêm isolados das influências de outras culturas, explicitando interessantes costumes bem como aspectos sociais e de saúde. Analise as afirmativas abaixo que abordam questões genéticas relacionadas com o tema.
I. O aconselhamento genético, realizado por geneticistas especializados, é especialmente indicado nos casos de casamentos consanguíneos ou não em que há histórico de doenças hereditárias na família.

Verdadeiro
II. Em casamentos consanguíneos, há aumento da probabilidade de alelos deletérios recessivos encontrarem-se dando origem a pessoas homozigotas doentes.
Verdadeiro
III. Os filhos dos casamentos endogâmicos têm graves problemas genéticos, causados pela autofecundação,com maior número de alelos em homozigose.
Falso: autofecundação compreende-se pelo modo de reprodução sexuada onde os gametas femininos e masculinos são originários do mesmo individuo.
IV. Populações isoladas geram mutações de más formações orgânicas e mentais, a exemplo da surdez.
Falso: elas podem gerar ou não.
V. Nas populações pequenas, como no caso dos ciganos, em que os grupos se mantêm isolados por muitas gerações, há uma grande tendência de haver maior variabilidade genética.
Falso: menor variabilidade genética.

32. A respeito do homem, pássaro beija-flor e morcego e seus modos de vida no ambiente, assinale a alternativa CORRETA.
A) Beija-flor – alimenta-se, sugando o néctar das flores e é agente polinizador – é um mutualista com vegetal, interação ecológica definida como sociedade.
Falso: sociedade é um grupo de animais que vivem em conjunto, tendo algum tipo de organização e divisão de tarefas, exemplo: formigas.
B) Morcego e beija -flor – originários da Mata Atlântica – apresentam mesmo habitat e nicho ecológico.
Falso: os morcegos habitam locais úmidos e escuros e possuem diversos hábitos alimentares.
C) Homem – tem alimentação variada (frutas, cereais, ovos, leite e carne) – é um produtor na cadeia alimentar.
Falso: o homem é um consumidor
D) Beija-flor – alimenta-se, sugando o néctar das flores – é um consumidor primário na cadeia alimentar.
Verdadeiro
E) Morcego – hematófago – é um parasita animal do mesmo modo que o beija-flor é um parasita vegetal.
Falso: Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro.

33. O lema “conhecer para preservar” pode ser utilizado na formação de condutas ecologicamente corretas bem como numa visão preventiva de preservação da saúde. Várias doenças podem ser evitadas por métodos simples de higiene pessoal e alimentar, quando se têm conhecimentos primários da epidemiologia.
O quadro abaixo apresenta cinco parasitas ocorrentes em nossa região, que causam doenças no homem, associados a alguns aspectos epidemiológicos.

1Entamoeba histolytica = protozoário, 2 (Bactéria) = Leptospira interrogan, 3 modo de transmissão = ingestão de cistos contidos nas fezes de cães e gatos, transplacentária , 4 sintomatologia = aumento do volume do fígado e baço, 5 tratamento/profilaxia = antibióticos/vacinação
Letra : B

34. Em relação à evolução dos seres vivos, assinale a alternativa CORRETA.
A) Darwin se baseou nos fenômenos da seleção natural sobre as novas características genéticas, surgidas por mutações necessárias e direcionadas por mudanças bruscas no ambiente, para explicar a evolução.
B) O surgimento de bactérias resistentes a antibióticos representa um fenômeno evolutivo direcionado, por necessidades de sobrevivência, a condições adversas do ambiente, em que não há atuação da seleção natural.
C) Novas espécies são formadas a partir de populações isoladas, por barreiras geográficas que impedem o
intercâmbio genético entre elas. Isso explica a razão de não haver especiação sem isolamento geográfico.
D) Evolução biológica é a adaptação a ambientes em mudanças contínuas. Em ambientes naturais , não há extinção de espécies, pois os organismos estão sempre evoluindo em direção ao aprimoramento, tornando-se, cada vez mais , complexos.
E) A irradiação adaptativa explica a evolução de grandes grupos de seres vivos a partir de um ancestral comum.
Letra : E

35. Recentemente, a mídia relatou um fato observado em uma família pernambucana, conforme pode ser lido a seguir:

[...] Três irmãos que sobrevivem fugindo da luz, procurando alegria no escuro. São filhos de mãe negra. O pai é moreno. [...] por um defeito genético, nasceram albinos. Negros de pele branca. [...] K., 5 anos, R. C., 10, e E. C., 8, [...] na maternidade, nem a mãe mesmo acreditou. Teve certeza de que R. havia sido trocada. Depois veio J., da sua cor. Mesmo com as explicações médicas de que era possível, só com o nascimento de E. e K., albinos, o coração de mãe deu voto de confiança à natureza.
Fonte - DRAMA FAMILIAR - À flor da pele. Jornal do Commercio. Publicado em 30.08.2009

Sabendo-se que o tipo de albinismo que foi registrado nessa reportagem é o de herança genética do tipo autossômica recessiva, qual será o genótipo dos pais das crianças e a probabilidade de o casal ter outro filho albino, sem considerar o sexo?

Letra C : pais normais com gene para o albinismo (Aa x Aa) probabilidade de outro filho albino (1/4)

36. Acerca dos biomas brasileiros, representados no mapa a seguir, analise as afirmativas a seguir:
0. O bioma ( 4 ) que cobre a maior parte do Nordeste brasileiro apresenta vegetação com caules retorcidos, uma adaptação ao intenso calor local. Suas raízes são profundas para retirar água do lençol freático. O solo é ácido, com grande quantidade de sais de alumínio.
Falso: o bioma (4 = cerrado) não cobre a maior parte do nordeste

1. Os Pampas ( 1 ) e a Caatinga ( 5 ) são biomas que apresentam a água como fator limitante. As chuvas são escassas e, por isso, a vegetação é pouco desenvolvida, o que lhes habilita à classificação de Campos. São pouco degradados pela ação do homem.
Falso : bioma (1 = caatinga) e o bioma (5 = mata atlântica).

2. O Cerrado ( 4 ) e a Caatinga ( 1 ) são biomas onde encontramos caracterização vegetal de xeromorfismo devido à falta de água no local. As queimadas são fenômenos naturais nesses locais, não causando prejuízo à vida ou ao solo.
Falso: as queimadas causam prejuízo a vida e ao solo mesmo sendo fenômenos naturais.
3. A Mata Atlântica ( 2 ) é bastante distinta da Floresta Amazônica em termos de fauna e, principalmente, de flora. O solo da Floresta Amazônica ( 3 ) é rico em nutrientes, ao contrário da Mata Atlântica que é ácido e muito lixiviado.
Falso: bioma (2 = pampas), floresta amazônica tem solo pobre em nutrientes.

4. O Pantanal (6) ou Complexo Pantanal é uma grande planície alagável. É possível encontrar vegetação característica de Cerrado em locais de raras inundações. Há plantas típicas de brejos em partes que ficam constantemente alagadas.
Verdadeiro

Nenhum comentário: