segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Seriado UPE (2° ano)




31.É o fim do ciclo????
Para o ginecologista Elsimar Coutinho em seu livro: Menstruação, a Sangria Inútil (Editora Gente,1996), suspender a menstruação não só livra a mulher de um incômodo mensal como é o melhor tratamento contra anemia, endometriose, mioma, cólica e tensão pré-menstrual. Para alguns médicos, com a suspensão, perde-se o papel sinalizador da menstruação de que o óvulo não foi fecundado ou ainda que está tudo correndo bem com o organismo — a ausência do sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireoide e supra-renal.

Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE os eventos que envolvem o ciclo menstrual.
A) O hormônio LH atua sobre os ovários, promovendo o desenvolvimento dos folículos ovarianos, enquanto o hormônio FSH é responsável pelo rompimento do folículo maduro e liberação do óvulo, além de estimular a transformação do folículo rompido em corpo-amarelo.
Falso: LH estimula a ovulação e a formação do corpo-amarelo. FSH promove a maturação do óvulo.
B) No primeiro dia do ciclo uterino, a parede do útero, denominada endométrio, que se encontra pouco vascularizada, sofre descamação, dando origem à menstruação que consiste na liberação de sangue e de restos do endométrio pela vagina.
Falso: muito vascularizada.
C) Estrógeno e progesterona atuam, em conjunto, sobre o útero para uma eventual gravidez; no entanto, alta taxa desses dois hormônios exerce efeito inibidor sobre a hipófise que aumenta a produção de FSH e LH, a redução na taxa de LH provoca a regressão do corpo amarelo que deixa de produzir os dois hormônios.
Falso: o fator inibidor sobre a hipófise diminui a produção de FSH e LH.
D) O estrógeno induz o desenvolvimento do endométrio que se torna rico em vasos sanguíneos e glândulas, o nível alto de estrógeno estimula a hipófise a liberar FSH e LH que induzem à ovulação, geralmente entre o 10º e 14º dia do ciclo menstrual.
Verdadeiro.
E) Durante o ciclo menstrual, ocorrem variações nas taxas de gonadotrofinas hipofisárias e de hormônios sexuais. A menstruação ocorre, porque, não havendo gravidez, as taxas desses hormônios tornam-se baixas no sangue da mulher; um novo ciclo começa com aumento de LH pela hipófise que induz o folículo ovariano a produzir progesterona.
Falso: Um novo ciclo começa com a diminuição do LH. Progesterona é produzida pelo corpo lúteo.

32.“Palmeiras de ouro”
Por todo o Brasil, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, existem vastas populações de palmeiras economicamente importantes, verdadeiras "minas de ouro vegetal".
Açaí (Euterpe oleracea) - palmeira altamente ornamental. Ocorrência: várzeas úmidas do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá. Utilidade: Os frutos servem para fabricar vinho. O palmito é também muitoutilizado.
Palmito juçara (Euterpe edulis) - é uma das palmeiras mais belas de toda a flora brasileira. Ocorrência: na Mata Atlântica, do sul da Bahia até Missiones, na Argentina.
Carnaúba (Copernicia prunifera) – Ocorrência: solos arenosos e alagadiços, várzeas e margens dos rios de regiões de clima quente. Das folhas desta palmeira, obtém-se uma cera de grande importância industrial.
Buriti (Mauritia vinifera e M. flexuosa) – Ocorrência: Brasil Central e o sul da planície amazônica. Utilidade: dos frutos se produz vinho, óleo comestível e medicinal.
Palmeiras imperiais (Roystonea oleracea), originárias das Antilhas e Venezuela. São muitas vezes confundidas com as palmeiras reais (Roystonea regia), trazidas do Caribe.
Fonte: Kristina Michahelles Revista Terra da Gente - Campinas, SP. (adaptado).

Dentro das regras da classificação e nome nclatura biológica, assinale a alternativa CORRETA.
A) Euterpe oleracea e Euterpe edulis são palmeiras classificadas na mesma espécie, porém, de subespécies distintas.
Falso: elas pertencem ao mesmo gênero, porém são de espécies diferentes.
B) O gênero Mauritia (buriti) inclui a espécie Vinifera e a espécie Flexuosa que correspondem a diferentes filos.
Falso: em botânica fala-se de divisão e não filo.
C) As palmeiras imperiais (Roystonea oleracea) e as palmeiras reais (Roystonea regia) são classificadas dentro da mesma família e do mesmo gênero.
Verdadeiro
D) As palmeiras são classificadas dentro de uma grande diversidade de espécies, porém todas elas têm em comum sua posição taxonômica dentro do mesmo gênero e mesmo filo.
Falso: Pertencem a diferentes gêneros, em botânica não usa-se o termo filo.
E) A carnaúba (Copernicia prunifera) e o açaí (Euterpe oleracea) são palmeiras do gênero das dicotiledôneas.
Falso: monocotiledôneas.
33. A epiderme cobre toda a superfície externa do vegetal, inclusive flores, frutos e sementes. É responsável pela defesa biológica contra a ação de microrganismos e pelo controle da perda de água, sendo dotada de anexos responsáveis por essas funções. Analise o quadro abaixo e estabeleça as CORRETAS associações entre os anexos epidérmicos dos vegetais, suas funções e exemplos.
Correta: A) I B 4 c / II C 3 a / III D 2 d / IV A 1 b.
Erro de digitação pode ter gerado confusão na resposta.
34. O que o bolor do pão, a ferrugem do cafeeiro e o champignon têm em comum?
I. São fungos, organismos eucariontes que se alimentam por absorção de nutrientes do meio onde vivem.
II. Têm o corpo formado por filamentos delgados chamados de hifas, que, em conjunto, formam um tecido verdadeiro denominado de micélio.
III. As células dos fungos apresentam uma parede celular formada por quitina, polissacarídeo também presente na carapaça de artrópodes.
IV. A substância de reserva é o amido, a mesma dos vegetais.
Gabarito preliminar: correta Letra A (Estão corretas II e IV).
Errata: fungos não formam tecidos verdadeiros .
Gabarito Oficial: C (estão corretas I e III)
35. Leia a letra da música Bicho, de Ivete Sangalo.
(...)
Queria ser leão
Pra ter aquela juba
Queria ser baleia
Daquelas barrigudas
Queria ser formiga
Minhoca, besouro
Quem sabe
Uma lagartixa?
Queria ser
Golfinho, peixinho
Cavalo marinho
Quem sabe um tubarão
Nadar lá no fundão?
Só pra ser mais leve
Pensei num passarinho
Só pra ser mais leve
Pensando bem
Cágado anda devagarinho
Imagine a borboleta
De asinhas coloridas
Pensei em ser cachorro
De orelhas bem compridas

Nesta letra da música, identifique um réptil Chelonia, um mamífero Cetacea e um inseto Lepidopterae assinale a alternativa que os apresenta respectivamente.

A) Cavalo marinho, tubarão e borboleta.
Peixe-peixe- inseto lepidoptera
B) Cágado, baleia e formiga.
Réptil Chelonia – Cetaceo – Inseto Hymenoptera.
C) Lagartixa, leão e besouro.
Réptil Squamata – Mamifero Carnívora – inseto coleópteros
D) Cavalo marinho, baleia e formiga.
Peixe – mamífero Cetaceo – inseto hyminoptera
E) Cágado, golfinho e borboleta.
Réptil Chelonia – Mamifero cetácea – inseto lepdoptera
Resposta correta

36.Extra, Extra: Pernambuco e sua capital continuam sofrendo com doenças que já deveriam ter sido erradicadas ou controladas, com medidas profiláticas simples, mas que continuam afetando a população.
Leia essas reportagens.
PE no combate à esquistossomose - Estado é o pior no controle da doença que vitimou 1,2 mil
pessoas em 12 anos.
Pernambuco é o pior estado do País no controle à esquistossomose, mais conhecida como “doença do caramujo” ou “barriga-d’água”. “Antigamente, no interior, quando a gente ia tomar banho de rio, todo mundo avisava para ter cuidado em não ficar doente. (...).
“(...) a base do problema é muito mais séria, como, por exemplo, a falta de saneamento básico em diversos lugares”, explicou a gerente geral de Vigilância em Saúde, Zailde Carvalho. Recife inicia nova estratégia para erradicar a filariose. Uma nova estratégia para tratar a filariose, uma doença transmitida pela muriçoca, está sendo colocada em prática no Recife. De todas as capitais brasileiras, o Recife é a única que continua a registrar casos de filariose. A filariose é causada por um verme que é transmitido pela muriçoca. A doença tem diversas consequências.... “Para prevenir, é preciso excluir a muriçoca, limpando as canaletas e retirando a sujeira.
Fonte: folha digital por Jones Albuquerque. Adaptado.
Fonte: tribunapopular.wordpress.com/.../recife-inicianova-
estrategia-para-erradicar-a-filariose/ -Adaptado.

0. esquistossomose é causada por Platelmintos do gênero Schistosoma mansoni,enquanto a filariose é causada pelo Nematelminto Wuchereria bancrofti.
Gabarito preliminar : verdadeiro
Errata: Gênero é Schistosoma, Schistosoma mansoni é nome de espécie.
Gabarito Oficial: falsa
1. Ao atingirem a água, os ovos de Schistosoma mansoni, eliminados pelas fêmeas do esquistossomo, eclodem e liberam as larvas ciliadas, denominadas de cercarias; essas se alojam nos caramujos do gênero Biomphalaria, onde se tornam miracídios, larvas dotadas de cauda. Livres do caramujo, nadam livremente e podem penetrar através da pele em pessoas que usam águas contaminadas.
Falso: liberam o miracídio (ciliado) – tornam-se cercaria.
2. A filária é transmitida ao homem pela picada do mosquito Culex fatigans. No corpo humano, as filárias passam do sangue para a linfa, onde formas adultas masculinas fecundam as femininas e liberam ovos embrionados. Esses evoluem para larvas denominadas de microfilárias que permanecem durante o dia, nos vasos linfáticos e, à noite, deslocam-se para vasos sanguíneos.
Verdadeiro
3. Os sintomas mais comuns na esquistossomose são, na fase aguda, coceiras, diarreia, enjoos e, na fase crônica, há aumento do fígado e baço. A filariose provoca obstrução dos vasos linfáticos, dor, vermelhidão e edema geralmente nos membros inferiores.
Verdadeiro
4. O tratamento mais indicado para a esquistossomose é o uso de drogas capazes de mata o verme no organismo humano e a aplicação de medidas preventivas , como o combate ao caramujo transmissor. No combate à filariose, devem ser empregados antibióticos
para tratar os doentes.
Falso:Tratamento: O tratamento da filariose é feito com medicamentos, de acordo com as manifestações clínicas resultantes da infecção pelos vermes adultos e depende do tipo e grau de lesão que estes vermes provocaram e suas conseqüências clínicas.
Antibiótico em geral é usado para matar bactérias.

Nenhum comentário: