quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mascotes Bichos


A primeira aparição de um mascote oficial nas Olimpíadas foi Munique (1972), e esse foi um animal muito conhecido, um cão da raça basset , carinhosamente chamado de Waldi. Apesar das olimpíadas de Munique ter sido marcada por um triste acontecimento, deixou o seu legado e os mascotes se espalharam. Em Montreal (1976) foi a vez do Amick, um castor, que representava a tradição do país. Em Moscou (1980)o destaque foi o ursinho Misha que tinha até nome completo (Mikhail Potapych Toptygin), na festa de encerramento a emoção e beleza ficou por conta das lágrimas derramadas por Misha (fato que até hoje é lembrado). Em Los Angeles (1984) Sam a águia vestia as cores do País, na Coréia do Sul (1988) a graça da vez foi Hodori que tinha uma companheira, mas que não conquistou a simpatia do público. As Olimpíadas de Barcelona (1992) e Atlanta (1996) saíram do aspecto bichinho nativo ou simbólico como mascote e não agradaram muito o público.
Mas os mascotes voltaram com tudo e em dose tripla em Sidney (2000) Ollie (Kookaburra - ave local), Syd (ornitorrinco) e Millie (uma equidna) cujo os nomes eram uma abreviação de Olimpíadas, Sidney e Milênio, representavam a terra, o ar e a água.
Em Atenas (2004) a arte abstrata dos irmãos Phevos e Athena foi sem graça e pouco agradou.
Em Pequim (2008) As Fuwa ("bonecos da boa sorte"), como são chamadas, tiveram as cores dos anéis olímpicos e levaram uma mensagem de paz, amizade e boa sorte para todas as crianças do mundo. Além de representarem as crianças, elas tinham várias outras possíveis interpretações, tudo para garantir uma imagem totalmente correta, politicamente falando. São elas: Beibei (peixe), Jingjing (urso-panda), Huanhuan (a própria chama), Yingying (antílope-tibetano) e Nini (andorinha). Elas também se referem a elementos da natureza, como terra, fogo, água, madeira e céu. Outra particularidade diz respeito aos nomes. Quando os cinco são unidos, formam a frase "Welcome to Beijing" em chinês (Bei Jing Huan Ying Ni ).
Os mascotes são uma boa maneira de falar de paz e preservação da natureza e tradição. Vamos esperar bons representantes e boas mensagens das Olimpíadas que virão.






*

Por BioblogPe

8


Nenhum comentário: