quinta-feira, 9 de abril de 2009

Biologia tem história

Palavra de origem hebraica que significa passagem, esse é o significado do nome páscoa, que para os hebreus significou o fim da escravidão e, claro, o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do mar vermelho). Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades. E é celebrada dignamente, segundo a tradição com a disseminação da alegria. Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado e junto com o coelho tornam-se os mais contemplados pelas crianças.Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Tendo assim o costume de presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.Existem muitas lendas sobre os ovos. Entre as mais conhecidas está a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia os ovos ocos eram decorados com figuras de Jesus, Nossa Senhora e, outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.
O cacau, cujo nome científico em grego é Theobroma cacao, quer dizer: o néctar dos deuses, ou árvore da vida. Seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.Para alguns a substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de produtos derivados de animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, são símbolos independentes representativos dos significados celebrados nessa época, entre outros símbolos esta a colomba pascal (representa a vinda do espírito santo sobre os apóstolos durante a ressurreição), o cordeiro (representa Cristo que é cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação da humanidade), o círio pascal (vela que simboliza a luz dos povos, em Cristo).
Com ovo ou sem ovo a verdade é que o significado da Páscoa é um dos mais intensos que podemos representar. E por isso o apelo aqui de disseminação da fé, da paz e das orações nessa época.

Texto modificado de:

http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/mensagens_simbolos.asp
http://www.portaldafamilia.org.br/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
*
Por BioblogPe

Nenhum comentário: