terça-feira, 14 de abril de 2009

Olha a cabeça dele

O peixe da foto é o famoso bacalhau, aquele que a gente nunca viu uma cabeça pessoalmente. Só para matar a curiosidade o bacalhau nunca é comercializado com cabeça por que os pescadores retiram a cabeça ainda em alto mar para diminuir o peso, já que o danado não é dos menores. Só pra justificar a ausência da mesma.
Bacalhau é o nome comum para peixes que são salgados e secos. A maioria dos bacalhaus são do gênero Gadus.
Apesar de muito conhecido pela famosa culinária portuguesa, os bacalhaus são originários da Noruega, do Canadá e do Alaska. Sua fama portuguesa vem dos tempos das grandes navegações (século XIV) onde eram pescados e utilizados na alimentação.
Apesar da grande fama o que poucos sabem é que a espécie Gadus Morhua, conhecido popularmente como bacalhau do Porto, da Noroega ou simplesmente bacalhau verdadeiro, está na lista dos animais ameaçados de extinção desde o ano de 2000. Em relatório, segundo a WWF (World Wide Fund for Nature) a quantidade de bacalhau nos mares havia diminuido 70 porcento nos últimos 30 anos devido à dificuldade de encontrá-los nos oceanos, o relatório tem o intuito de alertar a possibilidade de os estoques mundiais de bacalhau desaparecerem dentro de 15 anos.
*
Por BioblogPe

Nenhum comentário: