quinta-feira, 9 de abril de 2009

Eu só quero chocolate


Por Aline Sampaio

Se você gosta de chocolate, saiba que ele não é tão ruim quanto parece. Bom moço, a guloseima ajuda até na recuperação do humor, mas por outro lado é totalmente vilão quando se fala em calorias. Sim, ele pode fazer você ganhar uns quilinhos a mais, porém ajuda a melhorar o viço da sua pele. Seja lá qual forem os prós e os contras, muitos mitos acercam o chocolate.Conversamos com a nutricionista da consultoria Fitnoivas Andressa Edde, que desvendou todas as verdades e mentiras dessa delicia:


Chocolate faz mal para o coração. Mentira. O amargo contém antioxidantes que protegem o coração e reduzem o entupimento de vasos. Só que deve ser ingerido em pouca quantidade. Em excesso, provoca aumento de colesterol ruim (LDL), entupimento de vasos e problemas cardíacos.



Chocolate engorda? Verdade. Isso porque ele tem alto teor de açúcar e gordura, ou seja, muitas calorias. Então, coma com moderação para não sentir os efeitos!

Chocolate faz mal para a pele e para os cabelos? Mentira. A guloseima é rica em cacau, que é um antioxidante muito eficaz. Além disso, contém uma grande quantidade de gorduras, responsáveis pela emoliência de nossa pele e dos cabelos. Também ajuda a evitar efeitos degenerativos do processo de envelhecimento, proporcionando mais saúde.

Chocolate melhora o humor e alivia o estresse. Verdade. Ele contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, proporcionando bem-estar e prazer, além de combater a ansiedade e a depressão. O chocolate ainda pode amenizar a TPM.

Nenhum comentário: