domingo, 21 de dezembro de 2008

Árvore que inspira

Praça da República-Recife

Baobá, arvorezinha falada no livro O Pequeno Príncipe, Saint Exupéry, que segundo as boas línguas da internet (não sei se verdadeiras, mas já gostei da estória) a inspiração do Exupéry em falar do Baobá no seu livro veio quando ele estava de passagem pelo Recife onde avistou o Baobá mais famoso da cidade, mais precisamente na Praça da Repúlica. O Baobá é uma árvore nativa da Ilha de Madagascar, do continente Africano e da Austrália, alcançam uma altura entre 5 a 25m e até 10m de diâmetro no seu tronco. Aqui no Brasil existem poucas espécies de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e plantadas em locais específicos para cultos religiosos. Pernambuco é a região brasileira que tem a maior concentração de Baobá, tendo 16 espécies catalogadas.
O Baobá por ser uma árvore tão imponente, é conhecido como uma árvore de espírito, o que lhe atribui diversas lendas. E para torná-la ainda mais mística, dizem que quando ela envelhece muito (mais de 1500 anos, nossa!) ela pode entrar em combustão (de repente). Dizem que ela é suicida. Será ?
O Baobá floresce apenas uma vez no ano e sua flor fica pendurada para baixo, esta apresenta um forte odor de carniça. Há quem diga que dar uma flor da árvore para a pessoa amada simboliza que ela é única, o romantismo em “torno” da árvore é devido à espera para que a mesma floresça. Ela é ou não é diferente?

*

Por BioblogPe

Nenhum comentário: