segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Prova UFPE - 2ª fase, comentada


1. Resposta: VVVFV
Justificativa:
0-0) Verdadeira: Características como comprimento de espigas e estatura humana têm variação
contínua. A distribuição fenotípica exemplificada ajusta-se aos efeitos de dois pares de alelos. Indivíduos que apresentam espigas com 11,7cm possuem quatro alelos aditivos. Em contraposição, indivíduos que apresentam 6,6cm de espiga não apresentam em seu genótipo nenhum alelo aditivo para a característica, o que indica o fenótipo mínimo para o comprimento da espiga. Observa-se, também, que, entre os valores mostrados na figura, existem outros intermediários, visto tratar-se de característica métrica.
1-1) Verdadeira: No exemplo, estão envolvidos dois locos gênicos, o loco (A) e o loco (B). Indivíduos (AB) foram retrocruzados com indivíduos (ab), e todos os genótipos possíveis foram obtidos. Aqueles de maior freqüência representam as configurações genotípicas dos progenitores. Assim posto, os descendentes (Ab) e (aB) são resultantes da recombinação gênica entre os locos em questão, indicando, portanto, a existência de ligação gênica entre esses locos, com recombinação. Como a taxa de recombinação é convencionalmente igual à distância relativa entre eles, 1% de recombinação equivale a uma unidade de
mapa. No caso em tela, a distância entre (A) e (B) é de 17 unidades de mapa (unidades de recombinação ou morganídeos).
2-2) Verdadeira: Nesse contexto, observa-se uma distribuição fenotípica de 9:3:3:1, conforme se espera numa distribuição para uma geração F2, segundo as proporções mendelianas para dois locos gênicos de segregação independente. Observa-se, porém, que, ao contrário dos ditames mendelianos, o exemplo citado reflete a ação de dois pares de alelos que determinam um único caráter (cor da plumagem) e revela a ação interativa de dois locos ligados (ligação gênica, com recombinação).
3-3) Falsa: Outros genótipos, além do I3 e do II5, não podem ser determinados. Igualmente, não podem ser determinados, com exatidão, os genótipos dos indivíduos II2, II4 e III2.
4-4) Verdadeira: Os portadores de cariótipo 47,XXY são do sexo masculino, são estéreis e com testículos pequenos; em alguns casos, apresentam mamas. Evidências da síndrome de Klinefelter.

2. Resposta: FVVVF
Justificativa:
0-0) Falso: Uma determinada enzima de restrição corta o DNA em pontos específicos, nos quais há uma seqüência de bases que ela reconhece. No exemplo dado, três enzimas de restrição (e não apenas uma, como é dito) estão envolvidas; uma reconhece a seqüência de bases GGATCC/CCTAGG, o corte
ocorrendo entre os nucleotídeos G e G; uma segunda enzima reconhece a seqüência GAATTC/CTTAAG, com ponto de corte entre
os nucleotídeos G e A; e uma terceira enzima de restrição reconhece a seqüência
AAGCTT/TTCGAA, com ponto de corte entre os nucleotídeos A e A.
1-1) Verdadeiro: Foi constatado experimentalmente que, quando duas moléculas de DNA idênticas são tratadas com uma mesma enzima de restrição, são obtidos, ao final, conjuntos de fragmentos de tamanhos idênticos. Todavia, se as duas moléculas de DNA, tratadas com uma única enzima de restrição, forem diferentes, obtém-se, ao final, um conjunto de fragmentos de diferentes tamanhos.
2-2) Verdadeiro: Algumas bactérias possuem, além do cromossomo circular, moléculas menores de DNA, igualmente circulares, denominadas plasmídios, nas quais não há genes essenciais à vida dessas bactérias. Os plasmídios têm sido muito utilizados em pesquisas, como por exemplo, a clonagem gênica.
3-3) Verdadeiro: Os dois métodos podem ser importantes para o diagnóstico de doenças genéticas na gravidez, sendo possível realizar a amostragem vilo-coriônica mais precocemente que a amniocentese.
4-4) Falso: Os cientistas já conseguiram produzir ovelhas transgênicas, ou seja, animais que incorporaram em seu material genético um gene de outra espécie, como, no caso citado, um gene humano.

3. Resposta: VFFVF
Justificativa:
0-0) Verdadeiro: A sucessão ecológica secundária é um tipo de sucessão que ocorre em locais anteriormente habitados, onde existem condições para o estabelecimento de seres vivos. É o caso, por exemplo, de áreas destruídas por queimadas e florestas derrubadas.
1-1) Falso: A camada superficial de matéria orgânica que recobre o solo das florestas tropicais é relativamente fina, com, aproximadamente, 30 centímetros de espessura. Todavia, essa camada fértil de húmus é preservada em virtude da constante reciclagem da matéria orgânica nessas florestas. O solo de áreas onde a floresta foi derrubada, nas quais deixa de existir a cobertura vegetal e a reciclagem constante de nutrientes, torna-se pobre desses nutrientes.
2-2) Falso: As queimadas, além da poluição que provocam, facilitam a erosão, por deixarem o solo desprovido de sua cobertura vegetal. Elas não têm relação com a atividade agrícola autosustentável.
3-3) Verdadeiro: Para ilustrar a importância de não se interferir negativamente no meio ambiente, vale lembrar um caso desastroso ocorrido na Ilha de Bornéu, em que grave desequilíbrio ecológico foi observado como conseqüência
da aplicação de DDT, para o combate de pernilongos transmissores da malária. A princípio, os transmissores foram combatidos, e ocorreu redução significativa do número de casos de malária. Algum tempo depois, os problemas começaram a surgir. Após investigações, foi descoberto que, além dos
pernilongos, outros insetos que serviam de alimento aos lagartos da região, eram contaminados. Com a ingestão das presas, os lagartos se contaminavam. Os gatos que comiam os lagartos contaminados acabavam morrendo e, com a morte desses, a população de ratos aumentava muito de tamanho, uma
vez que seus predadores haviam diminuído. Desta forma, instalou-se na ilha uma praga de ratos.
4-4) Falso: De acordo com o princípio de Gause, ou princípio da exclusão competitiva, duas espécies, em uma mesma comunidade, podem ter o mesmo habitat, mas não podem ocupar o mesmo nicho ecológico por muito tempo.

4. Resposta: VVFVV

Justificativa:
0-0) Verdadeiro: Com a diminuição da quantidade de ozônio na estratosfera, ocorre maior penetração de radiação ultravioleta, a qual é, reconhecidamente, capaz de provocar alterações no DNA, estando relacionada à manifestação de alguns tipos de câncer de pele.
1-1) Verdadeiro: O fenômeno da eutroficação, entendido como fertilização das águas de rios e represas, está relacionado ao aumento de matéria orgânica, resultante, sobretudo, de esgotos lançados diretamente nessas águas, sem prévio tratamento, ou de fertilizantes usados na agricultura, especialmente aqueles
ricos em fósforo, enxofre e nitrogênio, que chegam a essas águas em decorrência das chuvas.
2-2) Falso: O composto tetraetila de chumbo foi introduzido na gasolina, em torno de 1923, como estratégia para melhorar o desempenho dos automóveis. Todavia, no emprego desta evolução tecnológica, não se levou em consideração o fato de o chumbo não ser biodegradável. De fato, foi observado que algumas culturas plantadas à beira das estradas continham cerca de vinte vezes mais
chumbo que aquelas de áreas agrícolas mais afastadas. Todavia, o importante nessa questão é diagnosticar que maior concentração de chumbo ocorrerá ao longo das cadeias tróficas e não no nível dos produtores.
3-3) Verdadeiro: A industrialização traz para o ambiente uma série de problemas, incluindo a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar muitos materiais, entre os quais, o dióxido de enxofre (SO2). Esse pode ser
transportado por vários quilômetros em pouco tempo. Chuvas ácidas que ocorrem em regiões mais distantes daquela onde ocorreu a liberação do dióxido de enxofre, podem ocorrer justamente por causa do transporte do SO2 pelo ar.
4-4) Verdadeiro: Produtos biodegradáveis podem ser decompostos por bactérias, e produtos não-biodegradáveis, como o mercúrio, se acumulam nos tecidos dos organismos e são concentrados ao longo das cadeias alimentares. O mercúrio, amplamente utilizado em indústrias químicas de tintas, de pesticidas etc., é um agente poluidor.

5. Resposta: VVVFF
Justificativa:
0-0) Verdadeiro: Nas angiospermas, uma flor completa apresenta quatro verticilos: cálice, corola, androceu e gineceu. Os dois primeiros verticilos correspondem ao perianto.
1-1) Verdadeiro: Após a fecundação, a flor perde suas estruturas acessórias e os estames. O óvulo e a oosfera formarão, respectivamente, a semente e o embrião.
2-2) Verdadeiro: As inflorescências são conjuntos de flores que se dispõem numa determinada organização, como as espigas observadas em gramíneas. Numa espiga, cada flor tem um ovário de onde parte um longo estilete que sai na ponta da inflorescência. É o que conhecemos como cabelos do milho.
3-3) Falso: Em algumas angiospermas, os frutos são desenvolvidos a partir de ovários cujos óvulos não são fecundados e se atrofiam esses frutos são denominados partenocárpicos. É o caso, por exemplo, dos frutos: banana e limão Taiti, e não como exemplificado na proposição.

6.Resposta: FVVVF
Justificativa:
0-0) Falso: Após a fecundação e subseqüentes divisões celulares, forma-se o blastocisto, que apresenta uma camada externa de células, os trofoblastos.
1-1) Verdadeiro: A nidação ocorre no período em que a concentração de progesterona é mais alta e corresponde ao período em que o endométrio está em condições de receber o embrião.
2-2) Verdadeiro: A proliferação do trofoblasto na mucosa uterina dá formação às vilosidades coriônicas, que fazem parte do cório.
3-3) Verdadeiro: A manutenção das concentrações de estrógeno e de progesterona deixa a hipófise inibida e, como conseqüência, nem ocorre a maturação de folículos nem a ovulação.
4-4) Falso: Nos mamíferos eutérios, ao contrário de outros vertebrados, os anexos embrionários formam-se a partir da blástula.

7. Resposta: VVFVV
Justificativa
0-0) Verdadeira. A raiva é efetivamente viral, sendo transmitida, nas zonas urbanas, sobretudo por cães e gatos.
1-1) Verdadeira. A transmissão da doença ocorre quando o vírus existente na saliva desses animais atinge o organismo por meio de arranhões, mordidas ou lambeduras.
2-2) Falsa. O principal mecanismo de prevenção da doença são as campanhas de vacinação em cães e gatos.
3-3) Verdadeira. É fundamental o tratamento com o soro anti-rábico, juntamente com as vacinas, sobretudo quando a lesão é extensa e se localiza no rosto e no pescoço, pois o soro tem ação mais imediata.
4-4) Verdadeira. Louis Pasteur inventou a vacina anti-rábica a partir da saliva de um cão raivoso e salvou a vida do menino que havia sido contaminado pelo vírus.
8. Resposta: VVVFV
Justificativa:
0-0) Verdadeira. Os fungos podem causar grandes prejuízos à agricultura, inclusive, no armazenamento de sementes. O Aspergillus flavus produz as chamadas flavotoxinas, comuns, por exemplo, em sementes de amendoim.
1-1) Verdadeira. As micorrizas, resultantes da associação de fungos com as raízes da planta hospedeira, facilitam a obtenção de nutrientes pelos fungos e aumentam a capacidade das raízes para a absorção de sais minerais do solo.
2-2) Verdadeira. As micoses mais comuns em humanos são causadas por Candida albicans e por Tinea pedis.
3-3) Falsa. Os fungos da espécie Agaricus campestris são os fungos de maior utilização em culinária, sendo cultivados em grande escala. Os responsáveis pela produção do álcool são da espécie Saccharomyces.
4-4) Verdadeira. Os fungos constituem efetivamente um reino exclusivo, pois têm
características que os diferenciam de plantas e de animais, muito embora apresentem caracteristicas de vegetais e de aminais.

9.Resposta: VFVFF
Justificativa
0-0) Verdadeira. Quanto ao primeiro processo, sabe-se que a acidez do quimo estimula a parede do duodeno a produzir o hormônio secretina, o qual levado ao pâncreas pelo sangue, estimula esse órgão a liberar suco pancreático no duodeno. Como o suco pancreático contém bicarbonato, a acidez é neutralizada e cessa o estímulo para a produção do hormônio secretina. No segundo processo, a gordura dos alimentos estimula a parede do duodeno a produzir o hormônio colecistocinina, substância que, levada pelo sangue ao fígado e à vesícula biliar, propicia a liberação da bile, fundamental para o emulsionamento das gorduras. Com a digestão das gorduras, cessa o estímulo para a produção da colecistocinina. Logo, os exemplos dados correspondem à retroindução negativa (feedback negativo).
1-1) Falsa. Na figura, ilustra-se em (1), (2) e (3) respectivamente, o nó sinoatrial (marcapasso), o nó atrioventricular e o fascículo atrioventricular (feixe de His).
2-2) Verdadeira. O mecanismo preponderante na regulação do ritmo respiratório é a concentração de gás carbônico no sangue. Quando é alta essa concentração, o centro respiratório envia impulsos para acelerar o ritmo respiratório.
3-3) Falsa. O hormônio renina é produzido pelo rim e age sobre uma proteína encontrada no sangue e produzida pelo fígado, denominada angiotensinogênio, a qual é convertida em angiotensina. No processo, a angiotensina estimula a supra-renal (córtex) a produzir o hormônio aldosterona.
4-4) Falsa. Quando ocorre uma grande ingestão de água, a pressão osmótica do plasma diminui, os centros osmorreguladores são inibidos e diminui a taxa de ADH (Hormônio antidiurético) liberado na circulação.

10.Resposta: FVFVF

Justificativa 0-0) Falsa. O endotélio é um epitélio pavimentoso simples. A parede dos capilares é formada apenas pelo endotélio.
1-1) Verdadeira. Enquanto a epiderme tem origem ectodérmica, a derme tem origem mesodérmica. A epiderme é constituída por epitélio pavimentoso estratificado, apresentando células queratinizadas. Na derme, observa-se tecido conjuntivo, onde ocorrem diferentes estruturas, como vasos sangüíneos que nutrem a epiderme.
2-2) Falsa. O tecido muscular tem origem mesodérmica; é constituído por células
alongadas, que são as fibras musculares, as quais diferem das fibras conjuntivas, que são apenas filamentos protéicos.
3-3) Verdadeira. As células da glia ocorrem tanto na substância branca quanto na cinzenta e exercem diferentes funções, entre as quais está o isolamento de neurônios, uns dos outros e desses com outros tecidos.
4-4) Falsa. A cartilagem fibrosa é mais resistente que a elástica. A cartilagem fibrosa ocorre nos discos intervertebrais, e a elástica, na orelha.

11.Resposta: VFVVV
Justificativa
0-0) Verdadeira. Efetivamente os equinodermos têm esqueleto interno e são deuterostômios.
1-1) Falsa. Apesar de ser verdadeiro que os celenterados representados pela figura 2 têm simetria radial, o sistema nervoso é disperso e, portanto, não se organizam em nervos radiais.
2-2) Verdadeira. As principais características dos anelídios representados pela figura 4 são a organização segmentada e a presença de pares de órgãos excretores e gânglios nervosos em cada segmento.
3-3) Verdadeira. Os quilópodos representados na figura 3 são artrópodos, como os araquinídeos e os crustáceos.
4-4) Verdadeira. A minhoca é hermafrodita e seu desenvolvimento é direto, mas, nos poliquetos, existe uma larva ciliada.

12.Resposta: FVFVV
Justificativa
0-0) Falsa. Os grandes vacúolos são característicos das células vegetais.
1-1) Verdadeira. Os vacúolos contráteis ou pulsáteis têm um papel fundamental no controle osmótico dos protistas de água doce.
2-2) Falsa. As proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso são modificadas no complexo de Golgi.
3-3) Verdadeira. Efetivamente, os lisossomos originam-se do complexo de Golgi, contêm enzimas digestivas e participam do processo de autofagia.
4-4) Verdadeira. Uma das principais funções dos peroxissomos é a conversão do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio por meio da enzima catalase,
13. Resposta: VVFVV
Justificativa
0-0) Verdadeira. A fermentação ocorre sem oxigênio e produz 2 ATP por molécula de glicose.
1-1) Verdadeira. O resultado da fotossíntese é a produção de glicose e oxigênio, a partir da água e de gás carbônico, enquanto que, no processo de respiração, a célula obtém energia a partir da glicose, resultando na produção de gás carbônico e água.
2-2) Falsa. A clorofila isolada continua a emitir elétrons altamente energizados, mas perde sua eficiência no processo de armazenamento de energia, uma vez que não se encontra acoplada uma cadeia transportadora que permita a liberação gradativa de energia.
3-3) Verdadeira. Efetivamente, a glicólise, que é a primeira etapa da respiração celular, é anaeróbica e rende dois ATP, como na fermentação.
4-4) Verdadeira. Realmente seres vivos aeróbicos utilizam o oxigênio diretamente da atmosfera ou dissolvido na água para converter carboidratos e outros constituintes celulares em CO 2 e H2O, com liberação de energia.

14. Resposta: FFFVF
Justificativa
1-1) Falsa. Esses vermes apresentam reprodução dióica e com estágio larval; portanto não têm desenvolvimento direto.
2-2) Falsa. Os platelmintos, tais como as planárias, podem apresentar desenvolvimento direto e, portanto, não apresentar estágio larval.
2-2) Falsa. Os nematelmintos não possuem sistema circulatório. A circulação de gases, nutrientes e substâncias tóxicas é feita pelo pseudoceloma, e a respiração é cutânea ou tegumentar
3-3) Verdadeira. Nos platelmintos, os neurônios se associam formando cordões nervosos ligados a gânglios situados na cabeça, enquanto, nos celenterados, o sistema nervoso é difuso.
4-4) Falsa. O sistema digestivo dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus.
15. Resposta: FVFVF
Justificativa
0-0) Falsa. O Sistema Nervoso Simpático tem efeito excitatório sobre o coração; portanto, sua estimulação aumentaria a freqüência cardíaca.
1-1) Verdadeira. A estimulação do Parassimpático libera acetilcolina como neurotransmissor, que tem um efeito inibidor e reduz a freqüência cardíaca.
2-2) Falsa. Um impulso nervoso não pode ser conduzido pelo líquido.
3-3) Verdadeira. Efetivamente, o Simpático tem uma ação excitatória sobre o coração, aumentando a freqüência cardíaca quando estimulado.
4-4) Falsa. A experiência demonstra que o controle neural do coração se dá por mediação química.
16. Resposta: VVFFF

Justificativa
0-0) Verdadeira. Efetivamente é uma segmentação holoblástica, típica de ovos oligolécitos, que pode ser encontrada em mamíferos, além de anfioxo e equinodermos.
1-1) Verdadeira. Trata-se de segmentação holoblástica desigual que pode ser encontrada em anfíbios, além de moluscos, anelídios e alguns peixes.
2-2) Falsa. Os ovos telolécitos apresentam uma segmentação meroblástica (parcial) e não a segmentação holoblástica (total), como as ilustradas.
3-3) Falsa. O aparecimento da cavidade cheia de líquido (blastocele) ocorre na fase denominada blástula.
4-4) Falsa. O aparecimento de disco germinativo ocorre na segmentação meroblástica (parcial), que aparece em aves, répteis e certos peixes.
*
Fonte: Covest

Nenhum comentário: