quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Isto é Meio Ambiente


Incineração consiste na queima do lixo a altas temperaturas em incineradores (instalações próprias para este uso). Este método é de alto custo e produz gazes poluentes que são liberados para o meio ambiente, a maioria das vezes este problema é causado na má administração e/ou instalação do incinerador. Atualmente é comum usar a incineração para os chamados resíduos hospitalares.
A queima dos resíduos ao ar livre e a má incineração representa um gravíssimo problema ambiental, produzindo quantidades elevadas de monóxido de carbono, anidro sulfuroso e ácido clorídrico e outros. O ácido clorídrico é resultado da queima do plásticos clorados (os PVCs), outro poluente bastante grave ocasionado pela queima de resíduos é as dioxinas e os furanos (organosclorados altamente tóxicos, cancerígenos, e teratogênicos).

Tome Nota: A incineração do lixo urbano é utilizada em muitos países desenvolvidos. Nestes países, o calor liberado pela incineração do lixo é aproveitado na obtenção de energia elétrica, além de água aquecida.

Em resumo a controlada queima do lixo (incineração) pode reduzir o seu volume em 90%, bem como produzir energia útil, porém basta uma falha mínima no sistema para os danos serem enormes, a empresa responsável pela incineração deve ter licença ambiental dada pelo órgão ambiental responsável, no caso de Pernambuco esse órgão é o CPRH.

Nenhum comentário: