sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Prova - Biologia I UPE, comentada


1°Resposta: Apenas I e II estão corretas.
Comentário
III. A epiderme é um tecido avascular, a irrigação sanguínea (nutrição) é feita por difusão célula a célula através dos vasos sanguíneos existentes na derme.
IV. O extrato córneo, ou superfície da pele, possui células sem núcleos, por isso as pele escama, pois as células sem núcleo não vivem por muito tempo.

2°Resposta: vitaminas.
3°Resposta: Lisossomos

4° Resposta: No reino protista todos os organismos são EUCARIONTES, as algas protistas são FOTOSSINTETIZANTE, classificadas de acordo com os seus PIGMENTOS. Os protozoários em relação à nutrição são todos HETEROTRÓFICOS, obtendo o alimento por meio de INGESTÃO ou absorção.
Comentário: Segundo a classificação do mundo vivo em cinco reinos (Whittaker – 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenófitas, pirrófitas (dinoflagelados) e crisófitas (diatomáceas), que são Protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são Protistas heterótrofos.
Protozoários são seres microscópicos, eucariontes e unicelulares.

5° Resposta: zero
Comentário: Sandra é normal, mas possui o gene para a doença. Já o pai (que é normal) não possui o gene para a doença, como a doença é recessiva, para que haja uma menina com a doença, ela precisa ter os dois genes portadores da doença, como um X vem do pai e outro da mãe, é preciso que o pai possua a doença e conseqüentemente o gene para tal. Só assim haverá uma menina portadora da doença.
6° Resposta: As antas brasileiras e andinas representam espécies distintas, porém pertencem ao mesmo gênero e classe.
Comentário:
A ordem Perissodactyla : mamíferos terrestres ungulados com numero ímpar de dedos na pata.
a)Tapirus terrestris e Tapirus pinchaque, são nomes de espécies distintas.
b)A anta é um animal herbívoro alimenta-se de folhas, frutos, cascas e etc, e não carnívoro, mais uma vez, eles não pertencem a mesma espécie.
c)O gênero é representado pela palavra Tapirus, portanto eles são do mesmo gênero.
d)As antas brasileira e andina pertencem ao mesmo gênero, e também a mesma classes MAMMALIA.

7° Resposta: I. Fibras vegetais da madeira: fibras de esclerênquima e de xilema são impregnadas de lignina, que conferem resistência à estrutura e II. Bananeira: vegetal de caule subterrâneo tipo rizoma; suas folhas largas têm bainhas que se enrolam.
Comentário: III. O coco não é um pseudofruto. E sim um fruto seco simples, classificado como drupa fibrosa. A casca (mesocarpo) é fibrosa e existe um "caroço" interno (o endocarpo lenhoso). Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina.
IV. A cana-de-açúcar tem o caule do tipo colmo. O caule do tipo estipe é comum em palmeiras.
8° Resposta: 3- íons cálcio, 4-protrombina e 6-fibrinogênio.
Comentário: A enzima tromboplastina mais íons de cálcio catalisa a protrombina em trombina, a trombina junto com a vitamina K, transformam fibrinogênio em fibrina.
9° Respostas: 2 e 3, ovos são liberados pelo intestino do hospedeiro junto com as fezes. Na água, cada ovo libera uma larva ciliada.
Comentários:
a. verme adulto alojado no fígado e os ovos no intestino, prestes a serem eliminados com as fezes.
c. 3, ovos, 4, a temperatura e luz adequada propicia a transformação dos ovos em larvas ciliadas (miracídios), que são responsáveis pela contaminação do vetor (hospedeiro intermediário) o caramujo.
d. A infecção esquistossomótica inicia-se com a invasão das furcocercárias através da pele das partes do corpo expostas ao contato com águas contaminadas, acompanhadas às vezes de dermatite pruriginosa. O período de incubação é variável, podendo atingir 4 a 8 semanas, o que caracteriza a fase pré-postural.
e. A penetração das cercárias na pele faz-se entre 2 e 15 minutos, freqüentemente produzindo pruridos e lesões como determinadas alterações da camada córnea e do conjunto acelular. Na fase aguda os esquistossômulos provocam lesões hepáticas. Os ovos que não são eliminados via intestino, são carreados para o leito portal intra-hepático. Os ovos depositados nos tecidos (intestino, fígado ou outros órgãos) determinam reações inflamatórias granulomatosas e variam de acordo com o tecido, obedecendo às seguintes fases: granulomas em fase necroticoexsudativa, exsudativa, produtiva e de fibrose. prevenção: o contato com a água contaminada e a disposição das excretas. A promiscuidade no uso da água, principalmente pelas crianças mal cuidadas, é um dos fatores de favorecimento à continuidade do ciclo da doença.

10° Resposta: I-4-A; II-3-C; III-1-B; IV-2-D.
11° Resposta: Em 1, estão representados os dendritos, responsáveis pela recepção dos estímulos.
Comentários:
b. Em 2, encontra-se o corpo celular e não o local das sinapses, onde agem os neurotransmissores ou mediadores químicos.
c. Em 3, encontra-se a célula de shwan, que formam as bainhas de mielina, capa membranosa isolante elétrico, com função de aumentar a propagação do impulso nervoso ao longo do axônio, e não o corpo celular, centro de manutenção e controle das respostas neurais.
d. Em 4, encontra-se elementos que compõe o corpo celular, e não a bainha de mielina, que envolve todas as fibras nervosas.
e. Em 5, encontram-se o axônio coberto pela bainha de mielina, e não as terminações nervosas do axônio, que captam os impulsos nervosos e os dirigem para a estrutura de número 2.
12° Respostas:

0 0 (falso) – tuberculose é uma doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, uma bactérias.
1 1 (falso) – O tétano é uma doença infecciosa grave que frequentemente pode levar à morte. É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani.
2 2 (falso) os vírus não são constituídos por células, e sim uma partícula basicamente protéica.
3 3 (verdadeiro)
4 4 (verdadeiro) codiloma =HPV

13° Respostas:
0 0 ( falso).
Comentário: os corpos não necessariamente são modificados, assim como não necessariamente surgirá novos genes por pressão do ambiente. Em geral novos genes surgem por mutações.
1 1 (falso) Comentário - OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas. OGMs possuem alteração em trecho(s) do genoma realizadas através da tecnologia do DNA recombinante ou engenharia genética.
2 2 (verdadeiro)
3 3 (verdadeiro)
4 4 (falso) comentario: Novas espécies surgem a partir de um ancestral comum, quando ocorre isolamento geográfico, mas não independentemente da ação da mutação, da seleção natural e da variabilidade genética.
14° Resposta

0 0 (verdadeiro)
1 1 (verdadeiro)
2 2 (verdadeiro)
3 3 (falso) comentário: A carboxiemoglobina é um composto é estável ( e não instável)quando inspira o monóxido de carbono, e não o dióxido de carbono.
4 4 (falso) comentário: mercúrio e o DDT são bioacumulativos, portanto sua concentração em cada nível trófico aumenta.

15° Respostas
0 0 (falso) comentários: águas-vivas e os corais pertencem ao Filo Cnidária, também conhecidos como celenterados, e não ao Filo Echinodermata.
1 1 (verdadeiro)
2 2 (verdadeiro)
3 3 (falso)comentário: os anelídeos possuem sistema digestivo completo (com boca e ânus), a solitária pertence ao Filo Platyhelminthes.
4 4 (falso) comentário: patas articuladas são características dos artrópodes, camarão é um crustáceo e não um molusco.

16° Respostas
0 0 (falso) hemocianina, a proteína do sangue de muitos artrópodes e moluscos, tem coloração azul, pois em vez de ferro, possui cobre em seu princípio ativo.
1 1 (verdadeiro)
2 2 (falso) Através da contração dos músculos intercostais e CONTRAÇÃO do diafragma, ocorre a inspiração, e não relaxamento como dito.
3 3 (verdadeiro)
4 4 (verdadeiro)

*
Por BioblogPe

Nenhum comentário: