quarta-feira, 25 de junho de 2008

TPV - TENSÃO PRÉ-VESTIBULAR


Por: Adilson Sobrinho
Cuidado, descoberto um novo mal que aflige a humanidade!
Foi descoberto recentemente por cientistas da ilha de Java, uma nova forma de agitação psicológica que aflige boa parte da população mundial. Segundo dados, este mal atinge, preferencialmente, jovens na faixa que vai entre os 17 e 19 anos, matriculados em cursinhos pré vestibulares ou alunos regulares do 3º ano do ensino médio. No início, manifesta-se de forma leve e quase imperceptível, provocando basicamente um pequeno aumento de atenção às aulas, mudanças de lugar na sala, o que cria algum problema pois todos os portadores querem sentar na primeira fila, ou seja, se você ainda se senta na turma do fundão, respire aliviado, isto significa que ainda não foi infectado. Neste princípio de evolução deste mal, os mais prejudicados são os pobres professores que têm de responder a perguntas do capítulo 9, quando eles ainda estão em fevereiro.
À medida que a doença avança, novos hábitos e "tiques" estranhos vão tomando conta do afetado, levando-o a se portar de maneira bastante contrária à sua vontade como por exemplo: passar todo o recreio lendo Machado de Assis, trocar shows de Axé music por uma rodada de investigações sobre geratriz, PG, República Velha, Revolução Francesa e Movimento Retilíneo Uniforme, bebendo Nescau quente na casa daquele colega "aplicadinho". Quando o grande mal invade todo o corpo realizando uma "metástase" incontrolável, a coisa fica feia, é um tal de atropelar o professor interpelando-o sobre questões que são vitais como qual a composição química da tinta de seu cabelo, se, em sendo professor, a que processo do modo de produção ele pertence, por que as variáveis de seu salário se alternam sempre em conformidade com a razão ... O que é pior são as dúvidas e incertezas, este indivíduo é capaz de jurar que o "bom dia" dado de forma tão simplória pelo professor é um ‘adjunto adverbial de tempo’ e que o amado mestre o vinha fazendo de forma completamente equivocada.
Começa então a redução do sono (pra estudar), a redução do apetite (pra estudar) a redução do lazer (pra estudar) e a redução da alegria (pra estudar). Inicia-se aí o aparecimento de "fantasmas" , primeiro os familiares que sonham ver o rebento na Universidade, do vizinho que já tem um filho que já é "dotô", da infeliz da prima, que passou em 327 faculdades, do tio enxerido que diz que é o que é porque nunca foi muito dado a estudos (e o safado nunca fala que é o que é, porque passou a vida enxugando todas). Estes fantasmas aparecem, geralmente, só na cabeça do pobre coitado do doente, mas tente dizer isto pra ele !Segundo o grande especialista javanês, Dr. Karl Mameu Filho, este mal tem nome e tem cura, foi batizado de TPV (Tensão Pré Vestibular) e a cura não envolve medicações complicadas nem terapias Freudjunguianas do ego e da alma. A cura está, simplesmente, na crença de que, no fundo, a mamãe e o papai sonhador, o professor dedicado, a prima das 327 faculdades e até o tio bebum, torcem mesmo é pela possibilidade de ver o seu filho, vizinho, primo, sobrinho e aluno, "FELIZ" descartando, com isso, a possibilidade de que isto só aconteça com quem se transforma em "Homus Campus". Portanto segundo o Dr. Karl Mameu Filho, estar relaxado, tranqüilo, confiante, plugado no mundo (e pra isto é preciso sair de casa) são fatores preponderantes pra curar, de vez, a TPV. Sabendo conciliar estudo, lazer e confiança, o vírus morre (de tédio, segundo Dr. Karl) e as possibilidades aumentam, não só as de entrar na universidade, mas a de compreender que cada tempo tem seu lugar e a vinculação da felicidade com coisas externas não faz de ninguém indivíduos plenos e prontos para entender as armadilhas da vida. Meu amigo vestibulando, exercite o seu pensar, exercite sua capacidade de crítica, exercite o hábito da leitura, o mundo é muito mais que fórmulas decoradas. A TPV não mata, mas lhe impede viver intensamente um dos períodos mais bonitos de sua vida. Ouvi ontem em uma das minhas 538 passagens diárias pela sala de minha "loura fumante inveterada" chefe, que filosofava frente a um jogo eletrônico de paciência, uma frase fantástica:
"QUEM NÃO OUVE CONSELHOS, OUVE...COITADO ! Relaxem meninos, a vida é mais, muito mais ! Obs.: O Dr. Karl Mameu Filho, só entrou na Universidade após o 9º concurso vestibular, baixinho aqui em seus ouvidos, era portador crônico de TPV.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu tive TPV e neeeem sabia :(
No 1° vestiba que fiz tava assim doidinha, com todos os sintomas críticos.
No segundo, relaxei e passei. Hehehehe
Thially Holanda

Dil Sobrinho disse...

Obrigado pela citação do nome do autor, eu, rsss É que anda faltando esse tipo de comportamento ético nas malhas da internet.
Valeu

bioblogpe disse...

Sempre procuramos bons textos por ai, serve p ficar dinâmico e mostrar a galera boa que escreve muitíssimo bem. Criatividade compartilhada é muito melhor!
Aqui no blog plágio nunca, mérito sempre