quinta-feira, 5 de junho de 2008

O perigoso



-Bem, e agora?
-Ahhh Mozão, amanhã, o dia-D, eu tomo o Pós-love pra solucionar nosso Pós-ato.

Diad, PosLov, Pozato, bem sugestivo o nome fantasia desses remédios, não?
Pois é, sugestivo sim, tão sugestivo que muitos adolescentes estão deixando de tomar a pílula e/ou usar camisinha para se favorecer dos “beneficio” do maravilhoso remédio citado a cima. Claro, seu baixo custo favorece a sua venda. Porém, o que poucos sabem é o efeito que esse danadinho tem em um organismo.
Só pra saber um pouco mais sobre o remédio, a pílula do dia seguinte ou P.D.S é um medicamento que só deve ser usado em caso de emergência. Por ser um medicamento extra-forte (quatro a dez vezes mais do que as pílulas comuns). Além disso, o medicamento tem que ser tomado dentro de um período determinado e, mesmo dentro desse período ele tem um índice de 5% de falha.A meu ver, 5% é uma percentagem bem alta.
Não deixando por aí os pontos negativos do danado, falo mais: a ingestão do remédio pode provocar dores nas mamas, acnes, náuseas e cefaléia. Além de perturbar todo o ciclo menstrual, e o tempo de ovulação da garota, ou seja, se ela achava que sua menstruação ia vir dia tal ou ia ovular dia tal, não irá mais devido ao remédio, e isso faz com que muitas garotas engravidem mês depois de usar o remédio. Um verdadeiro enigma formado. Ainda, a saber: o uso contínuo desse medicamento pode deixar a mulher infértil devido às altas dosagens de hormônio no seu organismo. E em casos tão graves quanto a infertilidade a P.D.S ainda pode causar desarranjos no sistema circulatório chegando a surgir em alguns casos trombose (um coágulo dentro do vaso sanguíneo impedindo o fluxo normal do sangue). Umm, vai toma bichinha!!!
E nem vou comentar das DST, que não são evitadas.
Fica aqui a mensagem de que planejamento familiar é valido sim, mas jamais colocando sua saúde em risco. Sexo é sinal de amadurecimento, amadurecimento é sinal de compromisso, e compromisso é sinal de responsabilidade, e responsabilidade você deve ter com você mesma. Sempre.
Por Equipe BioblogPe

2 comentários:

Anônimo disse...

não sabia q os nomes eram tão sugestivos!!

bioblogpe disse...

Pois é, são sugestivos e meio!Um perigo p cabeças vazias.
Brigadinha pelo comentário Sr ou Srª Anônimo.