segunda-feira, 16 de junho de 2008

Teoria


Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali. Aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta: Será que vai chover hoje?
Se você responder “com certeza”, a sua área é Vendas: o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
Se a resposta for “sei lá, estou pensando em outra coisa”, então sua área é Marketing: o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.
Se você responder “sim há uma boa probabilidade” você é da área de Engenharia: o pessoal de Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.
Se a resposta for “depende”, você nasceu para Recursos Humanos: uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
Se você responder “ah, a meteorologia diz que não”, você é da área de Contabilidade: o pessoal de contabilidade sempre confia mais nos dados do que nos próprios olhos.
Se a resposta for “sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva”, então seu lugar é na área Financeira: que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.
Agora se você responder “não sei”, há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à diretoria de uma empresa. De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder quando não sabe.
Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.
“Não sei”, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e predispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.
Parece simples, mas a resposta “não sei” é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa. Por quê?
Eu sinceramente “não sei”.
(Texto atribuído ao empresário Antonio Ermírio de Moraes, publicado na Revista Exame)

Nenhum comentário: