sábado, 14 de março de 2009

Cadeia alimentar favorece ser humano


Crenças e superstições à parte, muitos dos animais que normalmente são perseguidos ou exterminados no Recife (PE) funcionam como uma cortina de proteção à população da cidade.
Os morcegos, que são encontrados tanto no centro como nos bairros residenciais do Recife, podem até lembrar vampiros, mas de sugadores de sangue têm muito pouco. Em sua grande maioria são frugívoros, ictiófagos, insetívoros ou nectófagos.
As corujas – que ainda são numerosas no Recife - chegam a capturar 3 ratos só numa noite e também matam morcegos para comer.
Os sapos, as lagartixas e os calangos “varrem” a cidade em vários sentidos, diz o biólogo Roberto Siqueira Carneiro. Afirma também o biólogo que os sapos só andam no chão e à noite, quando consomem seu menu predileto: insetos. O calango faz o mesmo, só que durante as horas de claridade.
As lagartixas, tão temidas quanto as baratas, devoram insetos que caçam sobre muros altos e pedregosos, em cima de telhados, onde nem sapos e calangos conseguem chegar.

*
Adaptado de Linhares, Sérgio. Biologia Hoje, v3, p.258.

Fonte: Prova Vestibular UPE

3 comentários:

Anônimo disse...

é uma cadeia alimentar mesmo, principalmente quando inclui as carrocinhas e os exterminadores de insetos além de quê nós não podemos ver um inseto que já o matamos só porque são feinhos

bioblogpe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bioblogpe disse...

muuuito feinhos! argh
Ah, um escorpião me picou!!! Adeus cadeia alimentar vou matar todos, msm sendo bióloga rsrsrsr
Thially - Eq. BioblogPe