quinta-feira, 26 de março de 2009

Ai, ele me picou!


Deu de cara com o animal assustador só de vista? Se teve o azar de ser picada não entre em parafusa e saiba o que fazer.
Sobre relatos da própria pessoa que vos escreve, a qual passou pela experiência, de ter na veia o indesejável liquido secretado pelo tal animalzinho e entrou em parafusa, pois mesmo sendo bióloga o medo de morrer e a falta de conhecimento... são realmente fogo.
Primeiro de tudo bom saber que esses animais são de hábitos noturnos, o que não quer dizer que você não se depare com ele durante o dia. Os escorpiões tem sido visitinha freqüente na casa de muitos recifenses, e se lá tem a famosa baratinha, alimento preferido deles, pode esperar que irá se deparar com um.
Para os adultos, segundo o enfermeiro responsável pelo setor de toxicologia que me atendeu no hospital da restauração, a picada do escorpião amarelo amarronzado não é tão grave, pois o veneno deste é pouco para a quantidade da massa corporal. Já em crianças de até 12 anos, o caso é outro, principalmente se esta tem algum tipo de reação alérgica. Segundo o mesmo já foi registrado óbitos de crianças picadas por esses animais. Porém mesmo sendo adulto ou criança a pessoa picada deve procurar o hospital, com referência no caso, mais próximo, e de preferência com o animal em mão, vivo ou morto, a identificação da espécie é muito importante, isso facilita o tratamento que vai da aplicação de soro, ou mesmo uma aplicação de uma simples dipirona pra aliviar a dor.
E em hipótese nenhuma coloque gelo antes de ir procurar ajuda médica, pois o gelo só faz aumentar a dor, o ideal é compressa de água morna, essa sim alivia tudo. Não se assuste com os sintomas, isso faz a pessoa picada ficar menos tensa. E o psicologico é fundamental nessa hora. A saber, os sintomas são: dor latejante na região, sensação de dormência na área próxima a região picada.
Após ser socorrido e tratado, a dor provavelmente irá durar alguns dias, se tiver sorte um dia e meio, se não tiver muita sorte, três ou quatro.
Pra finalizar, para fazer um socorro a calma é sempre fundamental.
*
Por BioblogPe

Nenhum comentário: