quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Deliciosamente Perigoso

No tempo da vovó existia o tempo de safra, também chamado de época de... e este era o momento em que tal fruta, hortaliça e etc era mais bonita e fácil de ser encontrada. Tecnologia que não traz grandes lucros para a nossa saúde.

Segundo matéria exibida hoje no Bom dia Brasil:

‘O agricultor descobriu como fazer para ter produtos bonitos por mais tempo nas prateleiras. Mas alguns têm exagerado na dose. “O agricultor usa mais para morango, pêra, maçã, goiaba e uva”, alerta a pesquisadora Claudia Helena Pastor Ciscato. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também analisou mais de mil amostras em 16 estados e comprovou: de cada 10 pés de alface, quatro estavam com resíduos. O morango foi o campeão, com 45% das amostras condenadas. Já a contaminação do tomate vem crescendo desde 2002. Resíduos de agrotóxicos em frutas e verduras são permitidos. Mas dentro de uma quantidade, que é recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Se respeitada, eles não fazem mal quando ingeridos. O perigo está nos excessos e no uso de produtos proibidos. A pesquisa mostrou que na amostra analisa de tomate foi usada uma substância que compromete o sistema nervoso. “São práticas criminosas, de contrabando, de uso inadequado de um produto, buscando resultados de maior recuperação da terra e do plantio”, alerta o gastroenterologista Dan Waitzberg.’

Embora os risco existente, não é o caso de cortar do cardápio da família frutas, verduras e hortaliças, basta tomar alguns bons cuidados. Estes também anunciados na edição de hoje do Bom dia Brasil.
Lavar o alimento em água corrente
Após lavagem deixa de molho em água com gotas de vinagre ou cloro por 20 minutos.
Não colocar frutas em geladeira (às vezes, inibir o desaparecimento do pesticida da superfície da fruta)
Retirar as cascas das frutas antes de comer.

Por fim vale tomar nota:

Entre 2001 e 2008, em todo o país, foram apreendidas 400 toneladas de agrotóxicos ilegais. A pena para esse tipo de crime - que é considerado crime ambiental - varia de um a quatro anos. Quatorze pessoas foram condenadas.

Fonte: Bom dia Brasil, exibido em 14 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: