quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Boa notícia


O adolescente que contraiu raiva e foi curado está consciente e respira sem ajuda de aparelhos. Marciano Menezes da Silva, de 15 anos, está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Osvaldo Cruz (HUOC) desde outubro de 2008, quando foi atacado por um morcego em Floresta, no Sertão pernambucano.
De acordo com o HUOC, a recuperação do quadro neurológico do rapaz é lenta e ainda não há previsão de alta. Ele compreende e obedece a alguns comandos, mas ainda tem limitações motoras importantes, principalmente nas pernas.
*
Fonte: Pe360graus, edição de 14/01/09.

Sobre a doença

Aspectos Epidemiológicos :
A Raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura. Apresenta uma letalidade de 100% e alto custo na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. Apesar da Raiva ser conhecida desde a antigüidade, continua sendo um problema de saúde pública dos países em desenvolvimento, principalmente a transmitida por cães e gatos, em áreas urbanas, mantendo-se a cadeia de transmissão animal doméstico/homem. O vírus rábico é neurotrópico e sua ação ao nível do Sistema Nervoso Central, causa um quadro clínico característico de uma encefalomielite aguda, decorrente da sua multiplicação entre os neurônios.
Agente Etiológico:

O vírus rábico pertence ao gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae; possui aspecto de um projétil e seu genoma é constituído por RNA. Apresenta dois antígenos principais, um de superfície, constituído por uma glicoproteína, responsável pela formação de anticorpos neutralizantes, e um interno que é constituído por uma nucleoproteína, que é grupo específico.
Reservatório: no ciclo urbano, a principal fonte de infecção é o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. Outros reservatórios silvestres são: raposa, coiote, chacal, gato do mato, jaritataca, guaxinim, mangusto e macacos.
Modo de Transmissão:

A transmissão da Raiva se dá pela inoculação do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. Existe o relato de dois casos de transmissão inter-humana na literatura, que ocorreram através de transplante de córnea. A via respiratória também é aventada, mas com possibilidade remota.

*

Nenhum comentário: