terça-feira, 15 de julho de 2008

Período Integral


Período Integral, nada mais é do que você passar o dia inteiro na faculdade à disposição dos horários malucos estabelecidos por elas. Está aí um dos grandes motivos de desistência daqueles que conseguem entrar em uma Universidade Federal.
A saber, uma grande parte dos cursos desta, principalmente os da área de saúde, faz uso do período integral. Com inveja algumas faculdades particulares já estão aderindo à errônea moda.
Além de deixar o curso mais caro, pois passa a ser incluso alimentação, além dos gastos comuns, normalmente a federal conta com o restaurante universitário que vende comida mais barata, mas o da UFPE encontra-se em construção há um bom tempo. É nessas horas que retomamos aquele ditado infeliz: Federal é realmente para quem pode.
Como se o aumento do custo não fosse o suficiente, digo-lhes mais, o aluno federal é também até o fim do curso um cidadão que usa o PAItrocino , ou vive com as bolsas merrecas dos projetos e monitorias, as quais você disputa a ferro e fogo, até por que trabalhar que é bom... Pois é, aquela pessoa que ganha elogio pelo mérito de passar no vestibular, vira a mal vista no setor ganhe-seu-dinheiro-com-seu-próprio-esforço-e-suor. Sem falar na canseira que dá, às vezes, não dar nem tempo de estudar para as próximas aulas. E às vezes, existe o tempo à toa, lembro-me bem dos dias que a aula terminava por volta das 10h e a próxima era às 14h.
Claro que esta postagem não é uma forma de desestimular aqueles que querem entrar na Federal, não, não é. Até por que a Federal sempre será a Federal independente de quantas e tantas faculdades novas e boas sejam lançadas, e se muitas particulares já estão copiando o infeliz ato, melhor mesmo é gastar por fora sem gastar na mensalidade. Porém, é lamentável um país onde a maioria das pessoas precisam trabalhar para ajudar na renda familiar seja encontrado essa barreira para aqueles que desejam um bom diploma.
Por Equipe BioblogPe

Um comentário:

Agente de Vigilância disse...

Nossa , só queria tirar a duvida pois to tentando uma vaga numa federal mas se for assim, como é que vai ser ...afff