quinta-feira, 17 de julho de 2008

Células-tronco


As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.
Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. As células-tronco são encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
Definições de potência
°Totipotentes: podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
°Pluripotentes: podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos;
°Oligopotentes: podem produzir células dentro de uma única linhagem;
°Multipotentes: podem produzir células de várias linhagens;
°Unipotentes: produzem somente um único tipo celular maduro.
Entre a definição das potências está a mais importante das células-troncos, as Totipotentes, centro de muita discussão.
A utilização das células-troncos para pesquisas sempre foi auge de grandes discussões, de um lado os que vêem as pesquisas como cura para diversos tipos de doenças, de outro lado como grande opositor das pesquisas está a igreja e outros.
Sem dúvida uma grande polêmica, já que os embriões para muitos são considerados como “seres com vida” e para outros (em geral os cientistas) este é um estágio celular (embriões utilizados a partir do quarto ou quinto dias após a fecundação), sento assim, por estes pesquisadores (alguns)considerando que a vida começa a existir a partir do surgimento do sistema nervoso, que começa a surgir no ínicio da 3° semana do desenvolvimento embrionário quando o ectoderma começa a se desenvolver, tornando-se em tecido neural.
No mês de maio, o país inteiro acompanhou com grande expectativa a votação no Supremo Tribunal Federal que julgava a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o artigo da Lei de Biossegurança que libera o uso de embriões congelados neste tipo de pesquisa. Por 6 votos contra 5, as pesquisas foram liberadas no Brasil, que é, agora, o primeiro país da América Latina a aceitar as pesquisas.

Por ser um tema atual e polêmico a equipe BioblogPe recomenda para estudo.

Reportagem


Vídeo sobre Células-tronco

Por Equipe BioblogPe

2 comentários:

Anônimo disse...

O assunto é realmente muito polêmico, mas é bom ter esperança de cura, acho que talvez se nos colocássemos no lugar de pessoas que dependem das descobertas para um melhora na qualidade de vida teríamos uma opinião mais forte sobre o assunto. Deve ser muito difícil saber que tem dias contados para o fim da vida, e ver-se a cada dia “minguando” aos poucos.
Bom tema.

Anônimo disse...

Acho o assunto polemico, mas não sei se a gente tem esse direito de brincar de Deus. Mas por outro lado os resultados podem favorecer toda uma qualidade de vida.
Silvia