segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vai pra lá virose


Vermelhidão, coceira, ardência. E quem não conhece alguém que pegou conjuntivite nesta temporada por aqui em Pernambuco. Pois bem, essa é a virose do momento, e o BioblogPe esclarece dúvidas e curiosidades.


O que é a conjuntivite e quais são suas variações?
A conjuntivite é uma inflamação ocular que envolve uma ou mais camadas da conjuntiva, um tecido do olho. Geralmente, é causada por uma bactéria ou vírus, mas também pode ser alérgica ou tóxica. A doença que está em surto, pelas características clínicas e epidemiológicas verificadas, é de origem viral.
A conjuntivite é grave?

O quadro clínico varia de leve a moderado e, nos casos mais severos, pode ocorrer hemorragia conjuntival, dor ocular e edema palpebral. Mas não há motivo para alarde, pois a conjuntivite é uma doença benigna.
Quais são os sintomas?

O paciente sente irritação nos olhos, tendo a sensação de que há areia neles, e dor ocular. Nos primeiros quatro a sete dias, os sintomas são mais acentuados, e eles podem persistir por até duas semanas.
Como ocorre a contaminação?

Por se tratar de um vírus, esse tipo de conjuntivite é transmitida pelo contato físico com a pessoa doente que coçou os olhos com os dedos. Pode se dar pelo aperto de mão e pelo uso de toalhas e piscinas contaminadas. As pessoas com esse tipo de doença podem contaminar outras por até 15 dias desde o início dos sintomas. Qualquer um pode contrair conjuntivite se tocar em objetos contaminados e levar os dedos aos olhos.
Como se trata a conjuntivite viral?

Não existe remédio para essa doença, mas utilizam-se colírios para aliviar os sintomas e compressas de água fria nas vistas para diminuir a dor. Os usuários de lentes de contato que perceberem esses sintomas devem suspender o uso das lentes. No entanto, as pessoas devem lembrar que a recomendação é procurar sempre um posto de saúde ou o atendimento de um oftalmologista para fazer o tratamento adequado.
E como se faz a prevenção da doença?

O segredo é manter uma boa higiene. Deve-se lavar as mãos com freqüência, usar lenços de papel, evitar coçar os olhos, não compartilhar maquiagem para os olhos, soluções oftálmicas e outros medicamentos com conta-gotas, trocar freqüentemente as fronhas dos travesseiros e evitar locais aglomerados quando se tem notícia da ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite.
*****
Por Diogo Dreyer

Na ocorrência de sinais e sintomas de conjuntivite, deve-se evitar a automedicação e procurar ajuda médica!

Fonte: http://www.aprendebrasil.com.br/entrevistas/entrevista0096.asp

Entrevista feita com o Oftalmologista Idivaldo Vilas Boas.

Nenhum comentário: