domingo, 17 de maio de 2009

Salve Maraca

Adoradores de umas das poucas praias utilizadas para esportes aquáticos têm vividos dias de muitas mudanças na banda de lá. Tudo isso ocasionado pelo projeto de “melhorias” na praia, como a construção de estradas. Tais obras tem sido bastante criticadas pelo seu descaso com o meio ambiente. E sobre protestos um grupo de ambientalista e adeptos a causa após fazerem muita zoada vem tendo algum resultado. Botando a boca no trombone sobre a ocorrência de crimes ambientais na área. A saber, devido a barulhada positiva, foi realizada na manhã do dia 15/01 pelo Ministério Publico Estadual uma vistoria nas obras da estrada que ligará Porto de Galinhas a Maracaípe. Foram convocados à comparecer, o Ibama, Caopma, Prodetur, Projetec e CPRH.
De acordo com o coordenador do grupo de ambientalistas, Marcos Pereira, que acompanhou a vistoria, o MPPE deu às autoridades um prazo de 15 dias a partir do TAC para apresentar um programa com as providências claras de compensação ambiental para a região, comentou Julia Kacowicz em seu blog (Reciclando Conceitos do Diário de Pernambuco).
Ainda segundo Kacowiez Marco Pereira contou que os promotores públicos caminharam por toda estrada até o braço do Rio Ipojuca e chegaram às suas conclusões. Munidos dos devidos esclarecimentos e propostas de medidas compensatórias, após avaliação, o MPPE deverá decidir se serão ou não suficientes. Caso contrário, acrescentou o coordenador do grupo, eles já demonstraram interesse em pedir o embargo das obras até o seu adequamento.
Dividindo opiniões tais protestos para muitos são visto como inválidos, pois pouco tem poder diante dos bambambans, digamos assim. Mas é importantíssimo mostrar que em relação a locais públicos, muito pode ser feito com uma simples boca no trombone. Numa época onde preservação do meio ambiente tem sido tão explorada não podemos adotar a política do deixa pra lá. E é de suma importância entender que o mínimo que conseguimos mudar já é uma grande vitória.

Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meio_ambiente/

Nenhum comentário: