domingo, 1 de fevereiro de 2009

Amianto, ambientalmente proibido

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anuncia nesta quinta-feira (29) portaria que proíbe a compra, o aluguel e a utilização do amianto em obras e serviços nos órgãos vinculados ao ministério, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros.
O amianto, que já era proibido no estado de Pernambuco, é uma fibra mineral natural. Bastante empregado em diversos produtos, principalmente na indústria da construção civil. Com o amianto são produzidos: telhas, caixas d’água, lonas, tecidos de vestimentas especiais, tintas, piso e muitos outros.
O grande problema do amianto se dá pela exposição ao produto, por ser constituído por feixes de fibras finas e longas, que são facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó que flutuam no ar e aderem às roupas. Por ser facilmente inaladas ou engolidas, o amianto vem causando mal bocados para a saúde daqueles que entram em contato com o mesmo. Destacam-se como doenças graves pela exposição ao amianto a Asbestose, lesões do tecido pulmonar causadas por um ácido produzido pelo organismo na tentaiva de dissolver as fibras. As lesões podem tornar-se extensas ao ponto de não permitirem o funcionamento dos pulmões. O periodo que a doença leva para se manifestar, ou período de latência é geralmente de 10 a 20 anos. E a mesotelioma. Um tumor do revestimento mesotelial (pleura) do pulmão. O período de latência do mesotelioma pode ser de 20 a 50 anos. A maior parte dos doentes morre em menos de 12 meses após o diagnóstico.
Mais de 40 países já proibiram o uso do amianto.

Nenhum comentário: