quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Prova UFPE - Comentada


41. Resposta: os peroxissomos atuam sobre os lipídeos, convertendo-os em açucares, processo fundamental para a construção da membrana plasmática.
Comentário: os peroxissomos – organelas responsáveis pelo armazenamento de enzimas diretamente relacionadas com o metabolismo do peróxido de hidrogênio (H2O2), substância altamente tóxica para a célula. Atua também na desintoxicação de outras substâncias, como, por exemplo, o álcool.

42. Resposta: 1,2 e 4.
3. As enzimas do suco produzido por (D), uma amilase e uma protease (pepsina), garantem uma boa absorção das vitaminas dos alimentos no duodeno.
Comentário: o fígado produz a bile que não contém enzimas digestivas, mas emulsiona as gorduras, facilitando a ação das enzimas. A bile fica armazenada na vesícula biliar e é lançada no duodeno através do canal colédoco.


43. Resposta: Apenas 1

Coemntário: o átrio direito do coração recebe sangue venoso trazido de todas as partes do corpo pelas veias cavas, superior (A) e inferior (B). Do átrio direito do coração, o
sangue passa para o ventrículo direito, atravessando a válvula tricúspide. A contração do ventrículo direito impele o sangue para a artéria pulmonar (E), que leva o sangue para os dois pulmões. Dos pulmões, o sangue volta para o átrio esquerdo pelas veias pulmonares (C e D), passa para o ventrículo esquerdo,
atravessando a válvula bicúspide ou mitral. A contração do ventrículo esquerdo impele o sangue para a aorta (F).

44. Resposta: 4,2,3 e 1

Diabete mellitus. Observa-se glicose no sangue e na urina.
Comentário: Doença ocasionada pela falta do hormônio insulina produzido pelas células beta do pâncreas.

Virilização em mulheres. Observa-se acentuação de caracteres sexuais masculino, como pêlos no rosto e mudança no tom de voz.
Comentário: córtex da supra renal ou adrenal, hormônios sexuais masculinos semelhantes ao testosterona, que participam da manifestação dos caracteres sexuais masculinos.

Nanismo ou gigantismo. Observa-se respectivamente, baixa e alta estrutura em relação a media normal.
Comentário: disfunção na quantidade de hormônio do crescimento ou somatotrofina, produzido pela adeno-hipófise.

Bócio endêmico. Observa-se crescimento exagerado da glândula por deficiência de iodo na alimentação.

Comentário: hipertrofia da glândula tireóide como mecanismo de compensação que permite absorver o máximo possível de iodo da dieta pobre em iodo.

45. Resposta: é filha de P2

Comentário: esse teste permite a visualização de diferenças em seqüências de bases nitrogenadas do DNA entre indivíduos. Essas unidades do DNA são conhecidas como VNTRs (Variable Number of Tandem Repeats), que significa: número variável de repetições em fila (ou em seqüência), e se revelam de modo semelhante a um código de barra. Espera-se,no caso, que a criança, cuja paternidade está sendo questionada, apresente cinqüenta por cento do padrão materno e cinqüenta por cento do padrão paterno. No caso em tela, observa-se que apenas P2 preenche esses requisitos.

46. Resposta 1/4

Comentário: como II1 é do grupo sangüíneo (O), I1 e I2 são heterozigóticos para o referido loco , a saber, eles são genotipicamente IAi e IBi. Logo, esse casal pode gerar descendentes dos grupos (A), (B), (AB) e (O), com freqüências de ¼ para cada tipo de fenótipo. A probabilidade do nascimento de uma quarta criança e essa ser do grupo sangüíneo (A) é igual a ¼ (25%).

47. Resposta: feijão, ervilha e cana-de-açucar.

Comentário:
leguminosa – caracteristicas: grãos produzidos em vagens.
Gramíneas – características: raiz que penetra fundo no solo, caule tipo colmo, oco ou cilíndrico, folhas espiraladas e bainha fundida.
Babaçu: palmeira
Amendoim: leguminosa
Dendê:fruto da palmeira dendezeiro
Coco–da-baía: fruto do coqueiro
Carnaúba: palmeira
Palmito: popularmente conhecido como o miolo da palmeira. Soja: leguminosa

48. Resposta: 1.3 e 4.
2. decomposição de animais e plantas, nas diversas comunidades naturais, com a conseqüente liberação de gás carbônico para a atmosfera.
Comentário: apesar de existir liberação de CO2 na decomposição de animais e plantas, a quantidade liberada não é maléfica ao meio ambiente, retornando assim para o ciclo da matéria. O ciclo do CO2 é importante para a manutenção da vida.
5. cultivo de plantas que apresentam, em suas raízes, nódulos de bactérias fixadoras de
nitrogênio ou associação com certos fungos (micorrizas).
Comentário: essas plantas são essenciais para a captação do nitrogênio atmosférico, já que animais não conseguem captá-los diretamente do ar.
49. Resposta:apenas 4
1) A maior vantagem da compostagem é a transformação de materiais não-biodegradáveis em compostos úteis como fertilizantes.
Comentário: A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

2) Para que um aterro sanitário possa ser eficiente por muitos anos, periodicamente, deve ser feita a incineração dos resíduos orgânicos e inorgânicos.
Comentário: Aterros sanitários fazem aterramento dos seus resíduos, a queima de resíduos gera gases perigosos (tóxicos) para a saúde animal e ambiental, contribuindo assim para a poluição ambiental, por isso é preciso de equipamentos específicos para que ocorra a incineração, tanto o aterro sanitário, quanto as empresas que incineram resíduos, possuem legislação e normas para tal atividade.
3) Os lixões a céu aberto constituem-se em eficiente meio de tratamento do lixo porque as pessoas osutilizam para a garimpagem de produtos.
Comentário:Pessoas em contato direto com o lixo são expostas a diversas doenças, o que gera um grande problema de saúde pública.
50. Resposta: 1, 3 e 5
Comentário:
Blenorragia ou gonorréia – doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.
Botulismo – intoxicação alimentar, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.
Sífilis – doença sexualmente transmissível, causada pela bacteria Treponema pallidum.
Toxoplasmose – também conhecida como doença do gato, causada por um protozoario Toxoplasma gondii.
Tricomoniase: doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário Trichomonas vaginalis.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom