segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Tome nota

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. É parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que compreende três instrumentos: a Avaliação das Instituições, dos Cursos e dos Estudantes.
O Enade é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação:
a) aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação;
b) ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;
c) ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial.
É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a regularidade junto ao ENADE, seja pela efetiva participação ou pela dispensa oficial pelo MEC, é condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

Cursos que serão avaliados no Enade 2008
Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; e cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Quem deve ser inscrito?
Serão inscritos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação que forem selecionados para o Enade.

Serão considerados ingressantes os estudantes:
· do final do primeiro ano do curso aqueles que, até agosto de 2008, tiverem concluído entre 7% a 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso da IES; e

Serão considerados concluintes os estudantes:
· do final do último ano do curso aqueles que, até o de agosto de 2008, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES; ou
· todo aquele estudante que se encontre na condição de possível concluinte no ano letivo de 2008

Como saber se está inscrito?
Os coordenadores de curso deverão divulgar amplamente, junto ao corpo discente, a lista dos estudantes habilitados ao Enade 2006 e inscritos junto ao INEP.

Todos os inscritos farão a prova?
Não. Entre os alunos inscritos será feita uma seleção por procedimentos amostrais. Os cursos com pequeno número de alunos poderão ter todos os seus alunos selecionados para a amostra.
Por outro lado, ficam dispensados do Enade 2008 os estudantes que colarem grau até agosto de 2008 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2008, em instituição conveniada com a instituição de educação superior de origem do estudante.

A participação é obrigatória?
Sim, porque de acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, Art. 5º, § 5º : o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Nenhum comentário: