domingo, 13 de março de 2011

Bom e Mau

O colesterol é um tipo de lipídio essencial para os animais, pois participam da constituição das membranas celulares dos mesmos. São produzidos pelo fígado, e provinientes da alimentação (em menor quantidade).
Eles são classificados de duas maneiras: HDL e LDL, nomes dados em relação as lipoproteínas que vão transportar o colesterol pelo sangue ( HDL = High Density Lipoprotein, LDL = Low Density Lipoprotein, proteínas de alta e baixa densidade, respectivamente).
O colesterol de acordo com médicos e nutricionistas são denominados como bom e mau colesterol, devido aos efeitos para a saúde humana.
As LDL são as principais transportadoras do colesterol pelo sangue, o colesterol sintetizado pelo fígado ou absorvido no intestino (alimentação) é tranportado pelo sangue, com auxílio da LDL, para os principais tecidos do corpo, nos quais o conjunto (colesterol + proteína) é englobado e degradado pela célula. Contudo uma elevada quantidade de colesterol no sangue interfere no processo, reduzindo a captação e transporte do mesmo pela LDL, onde o complexo LDL passa a se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos, ocasionando asterosclerose.
Já as HDL captam parte do excesso de colesterol do sangue, tranportando-o até o fígado, que o excreta na bile, tanto na forma natural como na forma de sais biliares. Desta forma, estas proteínas ajudam a eliminar o colesterol do sangue.
Devido a essas duas funções a LDL é considerada o Mau colestero e a HDL o bom colesterol.
*
Texto modificado de: Biologia das Células, Amabis e Martho.

Um comentário:

Josias Junior. disse...

Ótimo post sobre as causas do HDL e o LDL...