segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Saudades de casa

A bondosa velhinha criava com carinho e aparentemente bem um pequeno primata muito explorado pelos traficantes de animais, após longos anos criando o animal resolveu doá-lo para um zoológico da cidade para conviver com animais da mesma espécie, não sabia ela quanto mal havia causado, sem intenção, aquele pequeno animal que tanto gostava.
Na avaliação veterinária logo foram encontrados diversos problemas na estrutura óssea do animal, muitos não sabem, mas ela cria deformidades tanto pela alimentação inadequada (pobre em nutrientes) quanto pela falta de exercício e postura do animal. As patas do pequeno primata já não era a mesma. Além disso, ele tinha dentes crescidos pela falta da raspagem que fazem na natureza, e cariados pela alimentação inadequada. Problemas que para nós são imperceptível.
O pobre macaquinho teve que ser submetido a uma cirurgia nos dentes e quase veio a óbito por ter uma reação ao anestésico injetado. Ficou sem respirar durante segundos. Felizmente o final para o primata foi bom, sobreviveu, mas mesmo de volta ao habitat quase natural, ele vai ter que conviver com as seqüelas de ter sido um animal domesticado.
Um dos grandes e graves problemas da domesticação de animais selvagem é não conhecer seus hábitos, na maioria das vezes o que parece um animalzinho dócil e brincalhão, torna-se uma dor de cabeça, e por isso são abandonados, mas aí já estão altamente mutilados física e psicologicamente.
texto adaptado de: animal planet

Nenhum comentário: