domingo, 22 de novembro de 2009

Verão


Com a chegada do verão é bom ficar atento as radiações solares, e como é comum encontrar tais escritas em protetor solar de diferentes marcas e na maioria das vezes não ter uma boa explicação sobre o significado (ou importância) do que você acabou de adquirir, fica aqui a nota sobre proteção UVA e UVB.
UVA compõe a maior parte da radiação Ultravioleta emitida pelo sol, quase 99% dos raios UV que efetivamente chegam à superfície da Terra são do tipo UVA. Sua incidência não muda muito entre inverno e verão e mesmo durante o dia, mas é pouco maior entre 10 e 16 horas. Penetra profundamente a pele e contribui para o foto-envelhecimento. Essa radiação também está presente nas câmaras de bronzeamento.
Já a UVB tem sua incidência é maior durante o verão. Penetra superficialmente a pele, mas causa as queimaduras solares. Essa radiação é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera, mas a parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele, contribuindo para as alterações celulares que causam o famoso e perigoso câncer de pele.
*
Por BioblogPe

Nenhum comentário: