domingo, 21 de junho de 2009

Você sabia?



6 de junho é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras.

Mais de 80% dos casos de queimaduras durantes as festas juninas envolvem crianças. “Alguns fatores contribuem para que elas se tornem vítimas mais frágeis, como a proximidade dos órgãos, a pele mais fina e uma camada de gordura menor”, diz Luiza Batista, coordenadora de Políticas Públicas da ONG Criança Segura.
O cirurgião plástico Roberto Dino Lattaruli, da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, observou que a maioria dos casos de acidentes nesta época do ano acontece próximo às fogueiras, quando crianças e adultos acabam caindo sobre as chamas ou pisam nas brasas. Pessoas embriagadas também costumam ser vítimas de acidentes com fogueiras.


Dica

Em caso de queimadura, não passe nada no local afetado. Pomadas, pasta de dentes, manteiga, clara de ovos ou outras receitas caseiras podem prejudicar mais ainda a ferida. O ideal é lavar a região com água corrente e buscar atendimento médico. Se a chama atingir as roupas, a vitima deve deitar no chão e rolar. Quem estiver por perto deve cobri-la com um lençol ou pano molhado e levá-la imediatamente ao hospital. Não estoure as bolhas, pois há risco de infecção.

Nenhum comentário: