quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Autoconfiança é tudo!

Apesar de ter acabado a faculdade há algum tempinho ainda tenho amigos que estão na fase pré-vestibular, e numa conversa com alguns deles percebi que falta algo muito importante: autoconfiança.
É engraçado ver pessoas que estão estudando bem, sabem de muita coisa, perder o topo do pódio por falta de confiança. Sim, perdem o pódio. Pois essa pequena falta de confiança traz prejuízos mil na hora da tão esperada provinha.
Primeiro de tudo você tem que olhar para os seus livrinhos e repetir bem alto: eu mando em você. E dar logo de cara uma rasteira naqueles assuntinhos que teimam em tentar te derrubar. Encare eles de frente e não se deixe vencer por algo aparentemente tão difícil, mas que termina sendo bobo, na terceira tentativa bem concentrada e sem medo garanto êxito. Perdendo o medo inicial tudo fica mais fácil. Bote abaixo o trauma. Usando de exemplo uma amiga vestibulanda e suas neuras, a danada veio me falar da fácil, fácil genética, de forma engraçada concluiu: o professor (meu parceiro de blog) fala de ervilhas verdes e amarelas, eu nunca vi ervilhas amarelas!!!! Risos meus e respostas: deixe os detalhes de lado. Então a bicha não cansada de traumalizar o tema, veio falar das letrinhas, os danados AAaa, AAAA, AaAa, aaaa. Disse: o professor falou que pode ser qualquer letra!!! Entendi menos ainda!!! Nem comentar eu comentei mais de tanto que ri.
Ora bolas, parem de complicar e filosofar, é isso, é isso, ponto final e caboussé (ai Alceu, saudades).
Complicação em massa e falta de autoconfiança são os vilões do vestibular. Ponha na cabecinha, e pratique: eu sei, eu posso, eu vou, eu faço, e eu CONSIGO.
Bingo, fera 2009, você é.
Por BioblogPe

3 comentários:

Anônimo disse...

Ops! Erro notado e corrigido!!!
"Apesar de ter acabado a faculdade há algum tempinho" e não: "Apesar de ter acabado a faculdade a algum tempinho ".
Acontece rsrsrsrsr
Eq. BioblogPe

Unknown disse...

Textos como esse são de suma importância para vestibulandos. Eu estou para me formar em Direito esse semestre e assim que concluir, entrarei em um cursinho pré-vestibular para tentar Medicina, uma vez que Direito não tenha correspondido as minhas expectativas. Estou começando a estudar sozinho biologia e português e realmente a falta de confiança é um fato que nos atrapalha. Para piorar não toco em um livro de ensino médio a mais de 5 anos. Não lembro nem mais quanto vale um "Pi" akkakaa... Mas realmente acredito que a preguiça, e "lacks" de confiança e determinação são os maiores vilões do vestibular. Perseverança pelo que se almeja é fundamental.

Desde já agradeço muito pelo texto auto ajuda. É sempre útil.

bioblogpe disse...

Que bom que gostou Marcelo, estou torcendo por ti, e desde já curiosa em saber o final da sua história. Espero que venha aqui, qdo for um estudante de medicina.
Atenciosamente
thially - eq. bioblogPe