segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O que acontece quando você toma Coca-cola?

Imagine você com muita sede, todo suado, num calor nordestinho da gota, precisando de algo para refrescar-se. Eis que encontra um barzinho onde a Coca-cola (de garrafa a melhor) está bem, bem, bem geladinha. Hummm!
E quem nunca se deliciou com uma coca quebrando os dentes de tão gelada?
Mas a tão adorada coca-cola traz inúmeros efeitos imediatos para o nosso organismo. E claro que o BioBlog PE mostra esses efeitos pra você.
...10 primeiros minutos: 10 colheres de açúcar golpeiam seu organismo e saiba que você só não vomita imediatamente todo o conteúdo, porque o ácido fosfórico existente na Coca-cola inibe o sabor do açúcar.
... 20 minutos: Seus altos níveis de glicose causados pela ingestão de Coca-cola provocam uma "revolta" na sua insulina e seu fígado responde a isto absorvendo todo açúcar que consegue.
... 40 minutos: a absorção de cafeína é completa. Suas pupilas dilatam e sua pressão arterial sobe e, como resposta a isto, seu fígado envia mais açúcar para a sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina em seu cérebro agora são bloqueados, o que evita que você sinta sono.
... 45 minutos: Seu corpo aumenta a produção de dopamina (neurotransmissor estimulante do sistema nervoso central) que excita os centros de prazer do seu cérebro.
... 60 minutos: O Ácido fosfórico ataca o cálcio, magnésio e o zinco em seu intestino proporcionando um aumento do metabolismo. O resultado disto é perda de cálcio pela urina, devido as altas doses de açúcar e substâncias artificiais presentes no organismo.
... 65 minutos: Quando essa reação louca dentro do seu organismo termina, você poderá se sentir irritado e/ou desanimado. Você agora também precisa se livrar de toda a água que estava na Coca-cola. Mas não antes desta água arrastar substâncias nutritivas valiosas para seu corpo que poderiam aumentar a capacidade de produção de ossos e dentes mais fortes.
E tudo isso ainda é seguido de inúmeras reações metabólicas conseqüentes dos choques de cafeína (que pode piorar muito se você for também fumante).
Mas nada disso substitui a vontade terrível que você vai sentir de tomar outra latinha ou garrafinha. E isso com certeza lhe fará se sentir bem melhor. Os cocólatras bem sabem disso.
Autor desconhecido
Texto recebido por e-mail

2 comentários:

Anônimo disse...

sei que to morrendo aos poucos,pois sou uma cocolatra...
como posso me tratar,sou viciada,TO DESESPERADA...
brincadeiras a parte valeu o toque...

bioblogpe disse...

Pra te consolar...
Mais de 80% da população é cocolatra!!
Consolou??? hahahaha