sábado, 22 de março de 2008

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Projeto Ecocelpe


É bem verdade que a maioria dos recifenses já sabe desse projeto, mas não custa nada reforçar.
Projeto Ecocelpe permite a troca do lixo doméstico reciclável por descontos na sua conta de energia.
Sem dúvidas é uma medida incentivadora em relação à reciclagem e conservação do meio ambiente. Já que estima-se que 85% do nosso lixo é composto de material passível de reciclagem.
Porém infelizmente como o projeto esta em fase de avaliação ele só conta com um posto de troca, o que dificulta o sucesso do mesmo. Atualmente a troca é feita na Av. João de Barros, n°749, na Boa Vista. Onde a pessoa é cadastrada e recebe um cartão que acumula os créditos obtidos, para isso é preciso levar o lixo limpo e a conta de energia.
O que é legal é que a campanha da Celpe não engloba apenas a pessoa física, mas também condomínios, escolas, instituições filantrópicas e outros. Basta que a entidade tenha um responsável para levar o material a ser reciclado no ponto de coleta.
Segundo Marcelo Correia (Presidente do Grupo Neoenergia), dependendo do sucesso do projeto a Celpe vai ampliar o número de pontos de troca, para ficar mais próximo da residência do cliente. E existe também a idéia de colocar caminhões coletores para circular pelas comunidades de baixa renda.

Preços Materiais Ecocelpe

Saiba mais

Lixo não reciclável???

Adesivos, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis úmidos e engordurados, papéis metalizados (embalagem de biscoito, salgadinho, chocolate) parafinados e plastificados, espoja de aço, latas de tinta, tomadas, isopor, espuma, fraldas, ampolas de remédios, louças e lâmpadas.

Importante

Quando fazemos a coleta seletiva na nossa casa para facilitar dividimos o nosso lixo em recicláveis e não recicláveis (sobra de alimento e outros), porem é importante que o lixo passível de reciclagem seja armazenado limpo (sem restos de alimentos), para evitar mau cheiro, proliferação de bichos e etc.

Alguns problemas causados pelo acumulo de lixo
Proliferação de insentos e doenças causadas por eles
Enchentes

Poluição da água


Poluição do ar



Pessoas nos lixãos




quinta-feira, 20 de março de 2008

O mistério do sono


Após um dia cansativo, nada melhor do que chegar em casa, pular na cama e tirar aquele sono até o dia raiar! Uma noite bem dormida faz a gente se sentir "novo": mais atento, saudável e de bom humor. É no sono que recuperamos as energias, e não é à toa que passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo.
Uma noite sem sono diminui os reflexos e reduz a capacidade de raciocínio e concentração. Se passar dois dias acordada, a pessoa pode ter dores no corpo, zumbidos e esquecimento. Após cinco dias sem dormir, ela começa a agir de modo estranho, tem a sensação de estar sendo perseguida e sofre alucinações (acha que está vendo ou ouvindo coisas).
Experiências com animais mostraram que eles morreram após um mês sem dormir.
Há dois tipos de sono: o sono REM (rapid eye movements = movimentos rápidos do olho) e o sono não-REM. O sono REM é aquele no qual acontecem os sonhos e corresponde a 25% do tempo em que dormimos. O coração e a respiração ficam mais rápidos e o cérebro trabalha bastante durante esse sono. No entanto, os músculos permanecem relaxados. O sono REM tem relação direta com a memória. Por isso, é mais fácil memorizar dados antes de dormir do que depois de acordar.
O sono não-REM ocupa 75% da nossa noite e se divide em quatro estágios de profundidade. O estágio 1 é o mais leve, e o 4, o mais pesado. O estágio 2 ocupa a metade do tempo em que dormimos. Geralmente, uma noite de sono de um ser humano se inicia no sono não-REM, passa do estágio 1 até o 4 e depois retorna ao estágio 2, para então entrar no sono REM. Essa seqüência tende a se repetir de cinco a seis vezes durante a noite.
O sono é importante para o organismo descansar. Mas muitas pessoas têm problemas para dormir. Os distúrbios do sono são divididos em três grupos: insônias, parassonias e hipersonias. Em geral, a insônia (falta de sono) é provocada pela falta de ar. Mas fatores emocionais (tristeza, preocupação, ansiedade etc.) também estão ligados ao problema. As parassonias são perturbações do sono. As mais freqüentes são o sonilóquio (falar dormindo), pesadelos, terror noturno (gritar e chorar dormindo), sonambulismo (agir inconscientemente durante o sono), fazer xixi na cama e bruxismo (ranger os dentes enquanto dorme). Já a hipersonia é o resultado de noite mal dormida. A pessoa fica com muito sono durante o dia. Para ter um sono saudável, não durma além do necessário. Prolongar o sono pode prejudicar a noite seguinte. Estabeleça horários regulares para dormir e acordar. Não pratique exercícios à noite e mantenha a temperatura do quarto amena. Coma pouco antes de dormir, pois o funcionamento do corpo é mais lento durante o sono. À noite, evite tomar café, chás escuros e refrigerantes que contêm cafeína, substância que tira nosso sono.


Adaptado do artigo originalmente publicado em Ciência Hoje das Crianças 53 escrito por: Suely Roizenblatt e Letícia Lobo.


Guia dos curiosos -Marcelo Duarte

De onde vêm os sonhos?

Uma pessoa acordada usa a consciência para tomar decisões e agir. Ela é a parte do cérebro que convive e atua no dia-a-dia. Entre os vários níveis da consciência, existe o subconsciente. Ele, além de guardar as memórias pessoais, também é o responsável pela criação dos sonhos. Durante o sono, o subconsciente formula histórias para se comunicar com o consciente.


Por que a gente sonha?

O sonho é uma atividade fisiológica e involuntária, como os batimentos cardíacos. Até hoje a ciência não sabe ao certo por que o cérebro o cria. Bloquear os sonhos de um ser humano, que pode ser provocado interrompendo as fases do sono nas quais eles ocorrem, pode afetar gravemente seu comportamento. Isso gera, por exemplo, distúrbios de humor e dificuldade de concentração.


Por que às vezes, quando estamos pegando no sono, temos a sensação de que estamos caindo?
Isso é a alucinação hipogênica, o momento exato em que o sono está sendo gerado. Acontecem abalos motores que, quando mais intensos, refletem-se nos músculos, criando a sensação de queda.


Por que um barulho que escutamos quando estamos dormindo passa a fazer parte do sonho?

Inserir um ruído externo dentro de um sonho é um mecanismo utilizado pelo inconsciente para evitar que a pessoa acorde. Isso só acontece quando o som está em uma determinada altura: não pode ser alto o bastante para acordar quem dorme, nem tão baixo que passe despercebido.

A biologia explica


Claro que isso não é uma regra, mas geralmente as mulheres enjoam do próprio marido quando ficam grávidas. E isso é um comportamento de proteção biológica. Como as fêmeas da espécie humana são os únicos seres que copulam quando estão grávidas (lembrando que o sexo na natureza é um indicativo de reprodução) o corpo logo lança um sinal para que ela não copule mais, esse sinal nada mais é do que enjôo do cheiro do próprio parceiro. E aí a mulherzinha pançuda vai olhar para o maridão com a maior cara de nojo. É bem comum isso acontecer na primeira gravidez.

Uma breve explicação sobre enjôo na gravidez do livro O guia dos curiosos de Marcelo Duarte.

Por que as grávidas sentem vontade de vomitar?
Não se sabe ao certo a causa dos vômitos na gravidez. Segundo o ginecologista José Bento de Souza, existe uma teoria de que o centro que comanda a náusea e os vômitos, localizado no cérebro, estaria hiper estimulado durante o período. Outra corrente tenta explicar o mal-estar com o nível muito elevado do hormônio da gravidez durante o primeiro trimestre da gestação. Uma terceira teoria relaciona o problema ao estiramento rápido das fibras musculares do útero, o relaxamento do tecido muscular no trato digestivo e o excesso de ácido no estômago, causado pela falta de alimentação ou pela ingestão de alimentos errados. Mas as ânsias também podem ter fundo emocional. “Em algumas sociedades primitivas, menos estressantes, as mulheres não apresentam vômitos durante a gravidez”, afirma o ginecologista. Segundo ele, as gestantes muito suscetíveis costumam melhorar com a hospitalização, quando ficam longe dos problemas cotidianos. José Bento de Souza explica que as náuseas e vômitos são mais freqüentes em mulheres que engravidam pela primeira vez, gestações não planejadas ou de gêmeos. Inexplicavelmente, os sintomas desaparecem por completo no terceiro mês da gestação.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Você pede o BioblogPE faz



O BioBlogPE abre espaço pra você deixar sua sugestão sobre um tema a ser postado ou aquela perguntinha que um dia você teve curiosidade de fazer, mas não fez!
Seja bem-vindo.

domingo, 9 de março de 2008

As trilhas múltiplas feminina

A mulher tem uma organização mental a que chamamos de trilhas múltiplas - ela é uma malabarista capaz de manter no ar quatro ou cinco bolas ao mesmo tempo. Consegue rodar um programa de computador enquanto fala ao telefone, e ouve uma segunda conversa atrás dela no restaurante enquanto conversa com os companheiros de mesa. É capaz de falar sobre vários temas sem qualquer relação uns com os outros numa mesma conversa e usa cinco tons de voz para mudar de assunto e enfatizar questões. Os homens só conseguem identificar três desses tons e por isso costumam perder o fio da meada quando ouvem uma mulher falando.
As trilhas múltiplas femininas podem se manifestar até numa mesma frase:
Ele: "A Sue virá para o Natal?"
Ela: "Ela disse que virá dependendo de como ficarem as coisas com as encomendas de tapetes, que diminuíram por causa da crise econômica, e Fiona talvez não venha porque Andrew precisa consultar um especialista, e Nathan perdeu o emprego e tem de procurar outro, e Jodi não pode se ausentar do trabalho, o patrão dele é terrível! De modo que a Sue disse que poderia chegar cedo para a gente sair para comprar as roupas para o casamento de Emma, e aí eu pensei que se nós puséssemos ela e o Len no quarto de hóspedes poderíamos pedir ao Ray para chegar cedo para. . ."
Ele: "Isso quer dizer 'sim' ou 'não'?"
Ela: "Bem, isso também depende de Adrian, o patrão da Diana, deixar que ela se ausente do trabalho, porque o carro dele está na oficina e ela tem de...", etc., etc.
Ele achava que tinha feito uma pergunta simples e ficaria satisfeito com uma resposta simples do tipo 'sim' ou 'não'. Em vez disso, recebeu uma resposta em "trilhas múltiplas" envolvendo onze pessoas e nove assuntos diferentes. Frustrado, ela vai ver televisão.
A organização mental do homem contém uma única trilha. Ele só consegue se concentrar em uma coisa de cada vez.

Ah, essas mulheres!!
Fonte: Pq os homens mentem e as mulheres choram