domingo, 21 de dezembro de 2008

Boa notícia




Por Mirella Falcão

Que tal trocar a sacola plástica por um desconto nas compras? Para incentivar os clientes a reduzirem o consumo de sacola, a rede Wal-Mart está abatendo R$ 0,03 para cada grupo de 5 itens adquiridos nas lojas Bompreço e HiperBompreço a partir de 1º de dezembro. Considerando uma média de 200 produtos para uma feira familiar, a renúncia da sacola renderia uma economia de R$ 1,20. Neste primeiro momento, apenas as lojas do Grande Recife e de Salvador estão participando do programa. Mas até março do próximo ano chegará a outras praças do Nordeste e em todo Brasil, ao final de 2009.
De agora em diante, quando o cliente chegar na caixa registradora, o funcionário do supermercado vai questionar se ele vai querer receber as sacolas plásticas ou não. Caso opte por não levar, receberá o desconto. O cálculo leva em conta o grupo de cinco itens, porque essa é a quantidade média que se embala por sacola. Mas a partir da primeira compra o cliente já tem direito a um desconto. Assim como se adquirir seis produtos terá um abatimento de R$ 0,06, já que seriam necessárias duas sacolas para embalar tudo, segundo a média adotada.
Mas como os consumidores carregariam as compras? "O cliente pode trazer de casa qualquer tipo de sacola retornável, caixa de papelão ou carrinho de feira. Tudo será muito bem aceito dentro das nossas lojas", afirma Marcos Ambrosano, vice-presidente do Bompreço. Nos supermercados, haverá ainda a venda de sacolas retornáveis, feitas com algodão cru, que suportam até 35 quilos e custarão R$ 2. "Fizemos uma pesquisa com os consumidores e percebemos que esse era o material melhor aceito para utilizar como sacola retornável. Não teremos lucro com a venda dessas sacolas", afirma ele.
Em média, o brasileiro consome 880 sacolas por ano. Dá para encher um carrinho de compras. Os formatos de supermercado e de hiper foram escolhidos pelo Wal-Mart porque são onde os clientes mais utilizam sacolas. Por mês, a rede distribui mais de cem milhões de sacolas plásticas. A meta é reduzir isso à metade até 2013. Segundo Ambrosano, o valor de R$ 0,03 é exatamente o custo que o supermercado tem por cada sacola. "Como reduziremos nossos gastos se não precisarmos de sacolas, decidimos repassar esse benefício para o cliente. Não temos conhecimento de outra rede que tenha criado programa semelhante", diz ele.
Hoje existem algumas lojas de atacado e pequenos mercados que simplesmente não oferecem as sacolas. As lojas Bompreço e HiperBompreço continuarão com as sacolas plásticas para os clientes que requisitarem. "Sabemos que existe uma cultura muito forte das sacolas no Brasil, pois a maioria dos clientes utiliza ela depois como saco de lixo. Vamos respeitar isso, mas queremos apressar essa mudança de comportamento através do desconto", defende. Desde 2005, ao Wal-Mart assumiu o compromisso de reduzir os resíduos sólidos e o consumo de recursos naturais pela rede, tanto na atividade quanto nos produtos ofertados, apostando no que pode ser reciclado e reutilizado.
Números
200 itens em média são adquiridas em uma feira por uma família, o que exige aproximadamente 40 sacolas ao final da compra.
100 milhões de sacolas são distribuídas por mês nas lojas do Wal-Mart Brasil.
50% do volume de sacolas plásticas deve ser reduzido na rede até 2013.


*


Fonte: Mirella Falcão // Diário - Caderno de Economia página B2 - 28 de Novembro de 2008.mirellafalcao.pe@diariosassociados.com.br

Nenhum comentário: