Para quem gosta de estudar a vida, no sentido amplo da palavra, esta pode ser uma ótima opção. Porém como todos os cursos, a biologia tem sim seus pontos positivos e negativos, que serão abordados em parte no decorrer do texto.
O Biólogo é um profissional capacitado para, além de executar, pensar. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por Biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, e na preservação ambiental.
O profissional biólogo deve ser:
a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar abrangente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
d) comprometimento com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional pro critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como pro referenciais éticos legais;
e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
f) apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo; g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
Competências e Habilidades
a) pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
b) reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
c) atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento
d) portar-se com educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
e) utilizar o conhecimento sobre organização, gestão financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
f) entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;g) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
h) aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
i) utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
j) desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
k) orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
l) atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;
m) avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
n) comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
Oportunidades
Atualmente a necessidade de profissionais desta área tem aumentado o número de vagas e, conseqüentemente o número de concursos, é visto também que hoje em dia o biólogo pode estar atuando em industrias, hospitais, engenharias, entre outros, além do habitual laboratório e da habitual sala de aula. Porém duas coisas dificulta a entrada dos biólogos no mercado de trabalho, a primeira delas é o número elevado de faculdades oferecendo o curso, tendo com isso uma demanda enorme de “profissionais” lançados no mercado, a segunda é que ao sair da faculdade o biólogo terá que começara montar sua área de atuação através das pós graduações, seja ela Lato Sensu ( especializações) ou Strictu Sensu ( mestrado e doutorado). Isso significa dizer que será acrescido no mínimo um ano para que o biólogo seja considerado um profissional atuante, claro que isso não é regra. Os doutorados, mestrados e especializações são nas áreas mais diversas que se possa imaginar.
Profissional autônomo – o biólogo pode ser um profissional liberal, e uma das boas áreas para esta atualização é a consultoria, a auditoria e a perícia.
Cursos Universitários
Licenciatura em ciências biológicas – curso formador de professores (nível médio e fundamental), porém estes também pode atuar nas pesquisas, basta pagar cadeiras do curso de bacharel do mesmo, e se especializar no ramo desejado.
Bacharelado em Ciências Biológicas – Curso voltado para a pesquisa científica, o profissional não pode lecionar até, cursar as cadeiras de ensino do curso de licenciatura e/ ou se tornar mestre, doutor, ou se especializar em cursos que tenham didática de ensino superior.
O Biólogo é um profissional capacitado para, além de executar, pensar. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por Biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, e na preservação ambiental.
O profissional biólogo deve ser:
a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar abrangente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
d) comprometimento com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional pro critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como pro referenciais éticos legais;
e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
f) apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo; g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
Competências e Habilidades
a) pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
b) reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
c) atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento
d) portar-se com educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
e) utilizar o conhecimento sobre organização, gestão financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
f) entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;g) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
h) aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
i) utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
j) desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
k) orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
l) atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;
m) avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
n) comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
Oportunidades
Atualmente a necessidade de profissionais desta área tem aumentado o número de vagas e, conseqüentemente o número de concursos, é visto também que hoje em dia o biólogo pode estar atuando em industrias, hospitais, engenharias, entre outros, além do habitual laboratório e da habitual sala de aula. Porém duas coisas dificulta a entrada dos biólogos no mercado de trabalho, a primeira delas é o número elevado de faculdades oferecendo o curso, tendo com isso uma demanda enorme de “profissionais” lançados no mercado, a segunda é que ao sair da faculdade o biólogo terá que começara montar sua área de atuação através das pós graduações, seja ela Lato Sensu ( especializações) ou Strictu Sensu ( mestrado e doutorado). Isso significa dizer que será acrescido no mínimo um ano para que o biólogo seja considerado um profissional atuante, claro que isso não é regra. Os doutorados, mestrados e especializações são nas áreas mais diversas que se possa imaginar.
Profissional autônomo – o biólogo pode ser um profissional liberal, e uma das boas áreas para esta atualização é a consultoria, a auditoria e a perícia.
Cursos Universitários
Licenciatura em ciências biológicas – curso formador de professores (nível médio e fundamental), porém estes também pode atuar nas pesquisas, basta pagar cadeiras do curso de bacharel do mesmo, e se especializar no ramo desejado.
Bacharelado em Ciências Biológicas – Curso voltado para a pesquisa científica, o profissional não pode lecionar até, cursar as cadeiras de ensino do curso de licenciatura e/ ou se tornar mestre, doutor, ou se especializar em cursos que tenham didática de ensino superior.
UPE – mais voltada para a biologia humana, Federal – mais voltada para a biologia animal e a vegetal.
Ciências biológicas modalidade ambiental – curso afim ao bacharelado, porém mais condensado, este tem uma abordagem ambiental maior do que o curso de bacharel.
Pontos negativos
Horário Integral (manhã e tarde) para o curso de bacharel, elevada concorrência de profissionais, necessidade OBRIGATORIA de pós-graduação.
Pontos positivos
Várias áreas para atuação, área ambiental tende a ser uma das mais valorizadas (outro bom curso e com vaga crescente de emprego é a engenharia ambiental).
Texto original: http://www.portalbiologia.com.br/biologia/principal/conteudo.asp?id=2791
Ciências biológicas modalidade ambiental – curso afim ao bacharelado, porém mais condensado, este tem uma abordagem ambiental maior do que o curso de bacharel.
Pontos negativos
Horário Integral (manhã e tarde) para o curso de bacharel, elevada concorrência de profissionais, necessidade OBRIGATORIA de pós-graduação.
Pontos positivos
Várias áreas para atuação, área ambiental tende a ser uma das mais valorizadas (outro bom curso e com vaga crescente de emprego é a engenharia ambiental).
Texto original: http://www.portalbiologia.com.br/biologia/principal/conteudo.asp?id=2791
Por Bioblog Pe
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