Edital e inscrições disponíveis no site http://www.upenet.com.br/
terça-feira, 29 de julho de 2008
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Sistema Seriado de Avaliação - SSA
Desde já confesso que também fiquei confusa já que a página da Upe, da Upenet e o edital do vestibular 2009 da mesma, não dão nenhuma “luz” sobre o tema. Mas pesquisa vai, pesquisa vem, consegui enfim entender.
Segundo fontes do Jc Online, com informações de Inês Calado, direto da Reitoria da UPE. Publicado em 26.05.2008.
O vestibular seriado tem edital a parte, conseqüente inscrição também. O edital do vestibular seriado segundo a matéria seria divulgado na 2ª quinzena de JULHO (já o edital do vestibular tradicional, segundo a matéria, seria lançado na 2ª quinzena de JUNHO) e as provas, possivelmente, serão realizadas em novembro, em data diferente da seleção tradicional da UPE e Federais (UFPE, UFRPE e Univasf).
Ainda segundo o vestibular seriado, segue: novo modelo de seleção que irá avaliar os estudantes durante os três anos do ensino médio, a taxa é de R$ 40 e não será oferecida isenção da taxa. Este ano, os primeiros a participar do exame serão apenas os alunos do 1º ano do ensino médio. Onde estes responderão prova com questões de português, história, geografia, língua estrangeira, química, matemática, física e biologia. De acordo com o conteúdo programático oferecido em cada etapa do vestibular seriado. O conteúdo programado encontra-se disponível no site http://www.upenet.com.br/, em sistema seriado de avaliação.
Divulgado pela UPE no ano passado, o regime seriado não excluirá o vestibular tradicional. A diferença é que, do total de vagas oferecidas pela universidade, 20% serão destinadas ao novo modelo. Como existem 3.550 vagas na instituição, 710 serão destinadas ao novo sistema. Na prática, somente no concurso realizado em 2010 ocorrerá a divisão das vagas entre o vestibular tradicional e o seriado. Visto que a escolha do curso só será feita na terceira etapa do vestibular seriado. Então para aqueles que ainda estão cursando o 1º ano, está aí uma boa oportunidade de diminuir o estresse.
Maiores informações sobre o assunto:
Universidade de Pernambuco Fone 81 3183-3700 - 3183-3711
Conupe- Comissão de Concurso da Universidadel de Pernambuco Fone 81 3183-3710 - 3183-3752 - 3183-3690 - Fax 81 3183-3753
Os e-mails disponíveis não funcionam.
Por BioblogPe
Fonte: http://jc.uol.com.br/2008/05/26/not_169803.php
http://www.upenet.com.br/
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Pilhas e pilhas de pilhas

As pequeninas pilhas são classificadas como resíduos perigosos, pois são compostas de metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis (degradado pela própria natureza), como o chumbo, o cádmio, o mercúrio. Como estas têm em sua maioria o destino de todo o lixo comum de uma cidade, os lixões, esses resíduos termina entrando em contato diretamente com o solo, com os cursos d’água e com os lençóis freáticos. Atingindo a fauna e a flora e, por meio da cadeia alimentar chega até o homem. Visto que esses compostos químicos são acumulados no organismo por fenômeno chamado de BIOACUMULAÇÃO. E o acumulo de metais pesados causa diversas e graves doença ao organismo.
Embora já existisse uma resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de 2000 para as problemáticas pilhas, onde passou a responsabilizar fabricantes, importadores e comerciantes de pilhas e baterias pela coleta destes produtos no fim de sua vida útil, de acordo com o princípio Poluidor Pagador. Porém pouco foi visto o seu efeito.
Nesta semana entrou em vigor o novo Decreto Ambiental que prever multa de até R$50 milhões para a indústria ou prefeitura que jogar o lixo tóxico em locais impróprios.
“Isso vai gerar efeito a curto prazo, porque antes só 5% das multas eram pagas. Os recursos na Justiça atrasavam o processo em quatro ou cinco anos; agora, não serão mais do que quatro ou cinco meses”, garante o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. (Jornal Hoje, 2008).
Reciclagem e destino das pilhas
Para as pilhas que têm em sua composição chumbo, cádmio e mercúrio o tratamento segundo o CONAMA tem que ser dado de forma especial, elas devem se entregues em postos de esgotamentos pelos usuários, aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias. A universidade federal e o banco real (papa-pilhas) são alguns dos lugares onde encontramos estes postos. A dificuldade de encontrar quem recolha pilhas é devido ao fato de que para ser reciclada você precisa pagar pelo processo, diferente dos outros que você ganha juntando os resíduos. Como poucas empresas cumpriam a resolução do CONAMA citada acima, a maioria dos estabelecimentos não quer ter pra si esta responsabilidade.
Algumas pilhas podem ser descartadas em lixo comum, segundo a resolução 257 do CONAMA, sem qualquer risco ao meio ambiente, são as pilhas do tipo comum e alcalina que usa o sistema zinco/mangânes e alcalina/manganês, respectivamente.
Fique de olho e faça a sua parte, afinal o Meio Ambiente é direito e responsabilidade de todos.
Por BioblogPe
Fonte: http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0304/Dioxinas/gloss.htm
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080724-326212,00.html
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/pilhas.html
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Cérebro mágico

Mas se você apertar um pouco os olhos ou se afastar a cerca de 5 metros (sugiro essa opção)você verá nada mais nada menos do que a Marilyn Monroe.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Bom saber
Para saber melhor sobre a doença, que está dentro de programa de saúde dos vestibulares da vida, e se você ainda não ouviu falar, ouvirá, o Bioblog comenta e fala sobre as novidades da tal doença.
A filariose também conhecida como elefantíase (nome dado pelo aspecto da doença, que em geral atacada nos membros inferiores deixando-os com aspectos de pata de elefante) é a doença causada pelos parasitas nematóides Wuchereria bancrofti, comumente chamados microfilária, que se alojam nos vasos linfáticos, causando linfedema. Tem como transmissor os mosquitos dos gêneros Culex, presentes nas regiões tropicais e subtropicais.
A microfilaria circula pelo sangue durante à noite, por isso, os teste são mais satisfatórios entre as 23h e 1h da madrugada, taí a explicação dos fura dedos noturnos e com cara de mal. O fato é que muitas vezes as pessoas tem o parasita no sangue, mas não tem os sintomas da doença. Ou seja, ela é doente sem estar doente. Entendeu o trocadilho?
Últimas notícias sobre o tema.
Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas -UFAL erradica filariose em Maceió – fonte NETV (18/07/08)
Há quatro anos a cidade de Maceió, em Alagoas, sofria com um mal constante: a filariose. Apesar de a cidade ser considerada livre da doença, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desconfiaram de que havia pessoas contaminadas, mas que não tinham manifestado os sintomas. Uma busca em três bairros da periferia da capital alagoana comprovou a hipótese.
O Exame deu positivo em mil pessoas para a presença do microfilaria, parasita causador da doença. “Essas pessoas vivem em péssimas condições de infra-estrutura. É nesses locais que o mosquito que leva o microfilaria se desenvolve”, explicou a pesquisadora Eliana Rocha.
Estudantes e profissionais, em parceria com hospitais da rede estadual e com postos de saúde, iniciaram uma campanha para combater os resquícios da doença. Os esforços deram resultado: na última análise, que contemplou 40 mil pessoas, nenhum caso foi detectado.
O desempenho da campanha foi tão positivo que a Organização Panamericana de Saúde recomendou o tratamento usado em Alagoas para ser aplicado em toda a América Latina até 2020. Claro, que como todas as pesquisas a gente (eles) conta o Santo, mas nunca o milagre, por isso, não fique curioso em saber como eles estão erradicando a doença. Pesquisa boa e comprovada vale uma grana.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Células-tronco
As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.
Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. As células-tronco são encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
Definições de potência
°Totipotentes: podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
°Pluripotentes: podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos;
°Oligopotentes: podem produzir células dentro de uma única linhagem;
°Multipotentes: podem produzir células de várias linhagens;
°Unipotentes: produzem somente um único tipo celular maduro.
Entre a definição das potências está a mais importante das células-troncos, as Totipotentes, centro de muita discussão.
A utilização das células-troncos para pesquisas sempre foi auge de grandes discussões, de um lado os que vêem as pesquisas como cura para diversos tipos de doenças, de outro lado como grande opositor das pesquisas está a igreja e outros.
Sem dúvida uma grande polêmica, já que os embriões para muitos são considerados como “seres com vida” e para outros (em geral os cientistas) este é um estágio celular (embriões utilizados a partir do quarto ou quinto dias após a fecundação), sento assim, por estes pesquisadores (alguns)considerando que a vida começa a existir a partir do surgimento do sistema nervoso, que começa a surgir no ínicio da 3° semana do desenvolvimento embrionário quando o ectoderma começa a se desenvolver, tornando-se em tecido neural.
No mês de maio, o país inteiro acompanhou com grande expectativa a votação no Supremo Tribunal Federal que julgava a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o artigo da Lei de Biossegurança que libera o uso de embriões congelados neste tipo de pesquisa. Por 6 votos contra 5, as pesquisas foram liberadas no Brasil, que é, agora, o primeiro país da América Latina a aceitar as pesquisas.
Por ser um tema atual e polêmico a equipe BioblogPe recomenda para estudo.
Reportagem
Vídeo sobre Células-tronco
Por Equipe BioblogPe
terça-feira, 15 de julho de 2008
Período Integral

A saber, uma grande parte dos cursos desta, principalmente os da área de saúde, faz uso do período integral. Com inveja algumas faculdades particulares já estão aderindo à errônea moda.
Além de deixar o curso mais caro, pois passa a ser incluso alimentação, além dos gastos comuns, normalmente a federal conta com o restaurante universitário que vende comida mais barata, mas o da UFPE encontra-se em construção há um bom tempo. É nessas horas que retomamos aquele ditado infeliz: Federal é realmente para quem pode.
Como se o aumento do custo não fosse o suficiente, digo-lhes mais, o aluno federal é também até o fim do curso um cidadão que usa o PAItrocino , ou vive com as bolsas merrecas dos projetos e monitorias, as quais você disputa a ferro e fogo, até por que trabalhar que é bom... Pois é, aquela pessoa que ganha elogio pelo mérito de passar no vestibular, vira a mal vista no setor ganhe-seu-dinheiro-com-seu-próprio-esforço-e-suor. Sem falar na canseira que dá, às vezes, não dar nem tempo de estudar para as próximas aulas. E às vezes, existe o tempo à toa, lembro-me bem dos dias que a aula terminava por volta das 10h e a próxima era às 14h.
Claro que esta postagem não é uma forma de desestimular aqueles que querem entrar na Federal, não, não é. Até por que a Federal sempre será a Federal independente de quantas e tantas faculdades novas e boas sejam lançadas, e se muitas particulares já estão copiando o infeliz ato, melhor mesmo é gastar por fora sem gastar na mensalidade. Porém, é lamentável um país onde a maioria das pessoas precisam trabalhar para ajudar na renda familiar seja encontrado essa barreira para aqueles que desejam um bom diploma.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Invadiram a biologia
Eita, pera, olha só, o bioblog tem mais de três mil visitas \o/ \o/
Então pronto, vou falar mesmo com esse monte de gente que eu não conheço. Hoje (parei para escrever a postagem) estava estudando um assunto que aprendi na época do vestiba, porém agora utilizo este para concurso. Pois é, nem tenham vocês o pensamento número um: que as coisas mudam, e nem o pensamento número dois: de que sairá da facu com o bom emprego no bolso. Tempos difíceis, requer ralação.
Para aqueles que odeiam a matemática e vão fazer biologia, por exemplo, para nunca mais ter que vê-la... Sinto decepcionar, vê e muito!!!! Matemática e português são para toda uma vida. (In)felizmente.
E não saiba não um pouco desses dois pra você ver só.
Se eu fosse escolher um assunto de matemática pra ser FO**, eu escolhia regra de três (simples, composta, direta, indireta, pra cima, pra baixo, em inglês, de todo o tipo), aliás na minha época de vestiba era só o que sabia mesmo. Mas claro que aconselho vocês a NÃO fazer o mesmo! Vai ver eu passei por pura sorte.
E de português eu iria ser **DA em interpretação de texto, sem falar que você interpreta texto em história, geografia, matemática, química, física, inglês ou espanhol, biologia, literatura. Putz, em tudo.
Então meu caro, vale a pena olhar com carinho para as tais Letrinhas e para os miseráveis dos sinônimos, eu particularmente odeio sinônimo. Por que não falar aceitável em vez de verossímil. Ouxe!
E para finalizar uma confissão: escrever um blog foi uma maneira que encontrei de manter meus estudos, criatividades, boa escrita, tudo em dia (ou quase). Daí outro dia vendo uma matéria sobre vestibular onde um professor de português recomendava o método, fiquei toda achando que tinha descoberto o Brasil.
http://www.4shared.com/file/19822186/142a9bb4/interpretao_de_textos_-_teoria_e_800_questes_comentadas_-_renato_aquino.html?s=1
http://www.4shared.com/file/54027313/88161d79/Redao_para_Concursos.html?s=1
terça-feira, 8 de julho de 2008
Guia de Profissões - Brincadeira, claro!
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Documentário
( In the Womb: Animals)
90 min. / Dublado em Português
As imagens mostram toda uma jornada antes secreta do inicio da formação do embrião até o nascimento.



terça-feira, 1 de julho de 2008
A AUDÁCIA DE DARWIN

O facto assinala uma vez mais que a noção de evolução não é directamente observável, mas deduzida; é uma construção do espírito para dar conta de certos factos. Do mesmo modo, primeiro Copérnico, depois Galileu, foram levados a "construir" uma representação do mundo em que a Terra girava em torno do Sol para melhor explicarem certas observações do movimento dos astros.
Para bem compreender como é que Darwin veio a avançar a hipótese da evolução das espécies há que tentar imaginar o tipo de problemas que poderiam colocar-se-lhe quando tentou, em 1837, pôr em ordem as observações trazidas da sua viagem à volta do mundo. Como todos os biólogos dos anos de 1830, não tendo Lamarck tido até então eco, ele acreditava na fixidez das espécies, mesmo tendo de imaginar que elas teriam sido criadas a seguir a cada ciclo de catástrofe geológica. A bordo do Beagle, o navio no qual, a expensas da Universidade de Cambridge, tinha embarcado para uma missão científica, leu os Princípios de Geologia do geólogo britânico mais influente da época, Charles Lyell.
Este tinha ido dar precisamente ao problema de Lamarck, o problema filosófico e científico suscitado pelas extinções de espécies atestadas pelos fósseis. Mas, contrariamente ao zoólogo francês, pensava que as espécies eram fixas e não podiam por isso adaptar-se mudando de forma (...)»*
* Marcel Blanc, Os Herdeiros de Darwin, Editorial Teorema, 1991 (1ª edição francesa, 1990), págs. 23-24.
texto retirado de http://www.harmoniadomundo.net/Ciencias/Biologia.htm
Curiosidade

Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as Angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém sementes.