segunda-feira, 28 de abril de 2008

Animais


Notícia
Filhotes trigêmeos de leão se tornaram a sensação do Fuji Safari Park, em Shizuoka, a oeste de Tóquio. Os leõezinhos nasceram no dia 16 de março e pesam cerca de três quilos.
É sempre vibrante para biólogos e veterinários receber a notícia de que um animal se reproduziu em cativeiro. Claro que não é nada agradável mantê-los em cativeiro, mas por vezes extremamente necessário.
A conquista da reprodução em cativeiro significa que aquele animal se “adaptou” àquele ambiente criado.
Não é fácil conseguir um ambiente legal dentro de um zoológico ou criadouro, principalmente pelo espaço restrito. É comum encontrar animais doentes em cativeiro, entre várias doenças damos destaque a esteriotipia ou estresse animal. O animal esteriotipado adquire alguns tiques-nervosos tais como: andar em circulo, arrancar o próprio pêlo ou pena, bater a cabeça contra objetos, os movimentos esteriotipados são repetidos durante horas.
A princípio é até engraçado ver um animal esteriotipado, pós os seus tiques vão mesmo parecer com brincadeiras. Porém um animal que chega a esse estado já se encontra bastante doente.
Infelizmente no zoológico que temos em Recife e na maioria dos outros, no Brasil e no Mundo, grande parte dos animais encontram-se esteriotipados.
Alguns dos principais fatores para a esteriotipia são: jaulas de animais muito próxima a de outros animais (principalmente se este for um territorialista como os felinos), cor das paredes, barulho (principalmente os de pessoas falando), espaço diminuto, falta de atividades, entre vários outros.
É bastante recomendável oferecer brinquedos para diminuir o estresse do bichinho ;)
O vídeo mostra um guaxinim estereotipado, com detalhe para os visitantes sorridentes (prováveis donos do vídeo, a julgar pela música) jurando que ele ta fazendo gracinha.



Por BioblogPe

terça-feira, 22 de abril de 2008

Kuß - Qin Wen - Beso - Embrasser - Kiss = Beijo


Curiosidades sobre beijo

*Em termos científicos, o beijo é descrito como justaposição anatômica dos dois músculos orbiculares da boca no estado de contração.
*A ciência que se dedica a estudar os beijos é a filematologia.
*Filemafobia ou filematofobia é o termo usado para designar o medo de beijar.
*O livro Kama Sutra ensina vinte formas diferentes de beijar. Ummmmmm


Bate coração!

As batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto durante o beijo. Isso força o coração a bombear 1 litro de sangue a mais, pois as células pedem mais oxigênio para trabalhar. O aumento da taxa de oxigenação traz uma série de vantagens: os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça.


O Famoso Chupão!

Um beijo mais afoito no pescoço pode deixar uma mancha. O sangue circula na região da pele por meio de vasos bem frágeis (chamados de capilares). Quando um dos namorados beija o pescoço do outro com mais força, provoca um aumento de pressão no local que pode romper os capilares. A mancha é formada pelo sangue que escapou e ficou preso embaixo da pele. A marca demora cerca de uma semana para desaparecer. É o tempo necessário para reabsorver esse sangue. A mancha vai mudando de cor. De um vermelho claro, elas primeiro escurecem, depois ficam amarelas e finalmente somem. Não existe pomada que acelere o processo!Uiiiiiii


Boa desculpa!


Um beijo caliente, que dure 10 segundos, é capaz de queimar até 12 calorias. Veja quantos beijos você precisa dar para dizer adeus às calorias de:


1 poção de lasanha -107 beijos
1 Big Mac-46 beijos
1 barra de chocolate (100 g)-45 beijos
1 milk-shake de chocolate-31 beijos
1 bola de sorvete de creme-29 beijos
1 garrafa de cerveja-25 beijos
1 cachorro quente-24 beijos
1 fatia de pizza mozarela-24 beijos
1 fatia de bolo de chocolate-20 beijos
1 latinha de Coca-Cola-11 beijos
1 bombom-7,5 beijos
1 bola de sorvete de morango-6 beijos
Não faça mais nada, só beije, vc consegue


O beijo em números


· Quando beijam, 97% das mulheres fecham os olhos. Apenas 30% dos homens fazem o mesmo.
· Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (doze dos lábios e dezessete da língua).
· O beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios.
· Uma pessoa troca, em média, 24 000 beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados) ao longo de sua vida.
· Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por três dias.

· Em cada beijo, os dois apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.


Haja beijo :)
Fonte: Guia dos curiosos

sexta-feira, 18 de abril de 2008

BioblogPE contra dengue

DENGUE – EQUÍVOCOS NO TRATAMENTO

Prof. Dr. Edimilson Ramos Migowski de Carvalho, MD, PhD
(Professor de Infectologia Pediátrica da UFRJ e vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro)

O vírus do Dengue é um Flavivirus, portanto do mesmo gênero do vírus da hepatite C e da febre amarela, que também são hepatotrópicos. Assim, a hepatite não pode ser considerada uma complicação do dengue, pois faz parte da história natural da doença. Aspectos histológicos de hepatite viral têm sido demonstrados em biópsias hepáticas de pacientes com dengue, como degeneração dos hepatócitos, necrose centrolobular, degeneração gordurosa, hiperplasia de células de Kupffer, infiltração de monócitos e alterações muitas vezes de grande monta a exemplo do que ocorre na febre amarela. Diversos estudos demonstram que 80 a 100% dos pacientes com dengue, mesmo sem hepatomegalia, apresentam algum grau de envolvimento hepático com elevação de transaminases (TGO e TGP).
O tratamento da Dengue é sintomático, isto é, são utilizados medicamentos apenas para amenizar os sinais e sintomas, e não para combater o vírus. O próprio sistema imunológico acaba com o vírus em alguns dias. Mesmo assim, deve-se fazer repouso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação proporcionada pela febre e evitar sintomas mais desagradáveis.
No caso da forma hemorrágica, é recomendada a aplicação de soro e plasma. Em alguns casos mais graves pode haver a necessidade de transfusão de sangue.
Embora não tenha qualquer estudo, é o paracetamol (Dôrico®, Tylenol® etc) o fármaco mais utilizado para tratamento da dor e febre no paciente com dengue. Vale ressaltar que o vírus do dengue causa, em praticamente 100% das pessoas infectadas, um quadro de hepatite, e o paracetamol é muito tóxico para esse órgão e poderá agravar o problema.
O ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral®, Doril® etc) é contra-indicado, porque essa substância interfere nos mecanismos de coagulação e pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.
Baseado nos perfis do medicamento e da doença, os medicamentos que poderiam ser utilizados com um pouco mais de segurança seriam a dipirona (Novalgina®, Dorflex®, Anador® etc.) e o ibuprofeno (Dalsy®, Alivium®). Mas sempre de forma comedida e com orientação médica.
Na maioria das vezes, o doente se recupera em uma semana. A recuperação costuma ser total, não deixando nenhum tipo de seqüela. É comum que ocorra durante alguns dias uma sensação de cansaço, que desaparece completamente com o tempo, geralmente em até quinze dias.
Paracetamol é uma substância que exige um esforço do fígado para metabolizá-la. A diferença entre a dose terapêutica e a tóxica é muito pequena. Segundo a Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos, um adulto saudável deve ingerir, no máximo, quatro gramas de paracetamol por dia. Para crianças, a dose recomendada é de cem miligramas por quilo de peso. Mas o mais seguro é consumir o mínimo possível. O excesso pode causar hepatite medicamentosa.
Hepatite tóxica mata rapidamente, adultos e crianças. Ela pode ser a verdadeira causa de vários óbitos atribuídos ao dengue.
Mensagem de Prof. Douglas Carrara - Biblioteca Chico Mendes - douglascarrara@bchicomendes.com

E MAIS...



Segundo matéria exibida no dia 14/04/08 pela Rede Globo Nordeste, em entrevista ao Centro de Vigilância Ambiental de Olinda – CEVAO. Existe um novo local de proliferação do mosquito da dengue, este local é a bandeja de alguns modelos de geladeiras.
A bandeja acumula água que é expelida pela própria geladeira, sua coloração (geralmente preta, e em alguns casos brancas) e sua localização (por trás da geladeira, próximo ao motor) favorecem o desenvolvimento das larvas.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Mouse Party - Efeito das drogas no cérebro


Por que as drogas viciam?

Geralmente os vícios se originam através de alterações nas vias de recompensa no cérebro. Estas vias, mediadas pela dopamina, nos fazem se sentir bem depois de se completar uma atividade. As drogas mexem nessas vias (e em muitas outras no cérebro) levando ao vício.
Para uma melhor visualização dos efeitos de varias drogas no cérebro o BioBlogPE recomenda o vídeo dos ratinhos.
Quem escolhe o ratinho e o tipo de droga que ele ingeriu é você, uma misturinha legal de brincadeira e conhecimento. O site é em ingles, mas fácil de entender!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Relações Ecológicas

Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas.
Relações Ecológicas - Parte I





Relações Ecológicas - Parte II